“Sabor de Vida” comemora o Dia do Sertanejo com receitas e histórias
O “Sabor de Vida” de domingo (30/4), às 13h, vai festejar o Dia do Sertanejo, que é celebrado em 3 de maio. Além de falar do estilo que destaca as belezas do campo, o programa mostrará a força desse universo nas atrações da TV Aparecida.
E a culinária preparada pelo chef Leonardo Roncon terá o tempero deste contexto. A salgada será galinhada e, de sobremesa, um bolo cremoso de fubá.
A entrevista feita pelos anfitriões Leonardo Roncon e Bianca Láua será com a colega de emissora, Mariangela Zan, apresentadora do “Aparecida Sertaneja”. Filha do acordeonista italiano Mário Zan, Mariangela começou sua carreira na música acompanhando o pai em shows por todo o Brasil. Hoje, além do programa que comanda, faz shows por todo o Brasil e difunde a memória do trabalho do pai.
Dia do Sertanejo
A comemoração da data começou a partir da década de 60, em um evento da Rádio Aparecida, feito para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte (SP). E tudo começou por causa de uma tradição que os artistas brasileiros de música sertaneja tinham na época. No dia 3 de maio, cantores e músicos sertanejos iam para a cidade de Aparecida (SP) para assistir uma missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Depois da cerimônia religiosa, eles se juntavam para tocar. Então a data ganhou importância na cultura sertaneja.
Esta data homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja. O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalhou por todo o Brasil.
Música Sertaneja
É um estilo de Música Popular Brasileira que tem origem nas regiões rurais do Brasil. Ela é caracterizada pelo uso de instrumentos como violão, viola caipira, sanfona e pela maneira de cantar, que é marcada pelo uso da voz grave e arrastada.
As letras das músicas sertanejas costumam abordar temas relacionados à vida no campo, como amor, trabalho, saudades, festas e religiosidade. Ao longo do tempo, o estilo evoluiu e se diversificou, dando origem a subgêneros como o sertanejo universitário e o sertanejo pop.
Entre os artistas mais populares da música sertaneja estão nomes como Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Jorge e Mateus, Marília Mendonça, Gustavo Lima, entre outros. A música sertaneja é muito apreciada em todo o país e é considerada um dos principais gêneros musicais brasileiros.
“Sabor de Vida”, domingo, às 13h