O programa Canto e Sabor do Brasil recebe os parceiros Cacique e Pajé na edição inédita deste domingo (16) para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A produção com uma das mais tradicionais duplas sertanejas da música de raiz vai ao ar às 11h, na TV Brasil.
Os convidados têm uma conversa descontraída repleta de cantoria e boa comida na companhia do apresentador Paulinho del Ribeiro. O anfitrião prepara uma receita deliciosa para o almoço. O prato do dia é carne mista com mandioca, arroz e feijão com maxixe. A refeição é feita no fogão a lenha da fazenda. A entrevista com performance musical fica disponível no app TV Brasil Play.
Os artistas destacam o tema do papo no repertório escolhido para o programa do canal público. Durante a prosa, eles apresentam as músicas "Deixe o índio em paz", "Pra quebrar o jejum", Filhos de Caiapó", "Caçando e pescando", "O homem das províncias", "Porque vim parar aqui", "Pátria" e "Estrela Dalva.
A trajetória da dupla tem início com Antônio Borges de Alvarenga (Cacique) e Roque Pereira Paiva (Pajé) que formaram a parceria nos anos 1970 até o falecimento de Roque em 1994. Geraldo Aparecido da Silva assumiu o posto de Pajé três anos mais tarde.
A formação teve nova mudança em 2019, após o falecimento de Antônio Borges, o Cacique. O nome artístico foi assumido por Dorival. A parceria dos veteranos carrega a tradição de Cacique e Pajé iniciada há quase cinco décadas com Antônio e Roque.
Sobre o programa
Com exibição semanal na TV Brasil, aos domingos, às 11h, o Canto e Sabor do Brasil é apresentado por Paulinho del Ribeiro. O programa também tem uma versão radiofônica que vai ao ar nas manhãs de domingo, na programação da Rádio Nacional. A edição exibida na telinha ganha janela nas ondas do rádio às 6h.
A atração conta com a boa música nacional e sertaneja, a culinária típica regional, causos, poemas de autores nacionais, curiosidades e riquezas do folclore brasileiro. A produção está em sua segunda temporada na programação da emissora pública.
Na cozinha de uma fazenda colonial, o apresentador - que também assina a criação e a direção artística do programa - recebe grandes nomes da música brasileira para um almoço e um bate-papo informal. O próprio Paulinho del Ribeiro prepara a comida em um típico fogão a lenha.