TV Cultura exibe documentário sobre os riscos do avanço da extrema direita no Brasil

Divulgação TV Cultura


TV Cultura exibe nesta quinta-feira (23/3) o documentário "O Autoritarismo está no ar - 3 anos depois". Produzido pelo jornalismo da emissora e apresentado pelo jornalista Rodrigo Piscitelli, a produção atualiza o programa exibido em 2020, após os atos antidemocráticos de janeiro deste ano, destacando os riscos que o avanço da extrema direita representa para o Brasil e o mundo. Vai ao ar às 23h.

Na produção, professores de ciência política brasileiros e estrangeiros, cientistas sociais, sociólogos e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estão entre os especialistas que discutem esse refluxo da extrema direita no Brasil e no mundo, mostrando como o fracasso das políticas de emprego e renda, em muitos casos, criaram um caldo favorável ao aparecimento de políticos autoritários e populistas. Mesmo países democráticos, como é o caso da França, tiveram que lidar com uma nova onda de violência e insatisfação social, provocadas pela redução dos benefícios trabalhistas, aumentos de impostos, e tarifas do transporte coletivo.

Com a participação dos cientistas políticos Carlos Melo, Dominique Reynié, Sérgio Fausto e da professora da Faculdade de Letras da UFRJ, Luciana Villas Bôas, "O Autoritarismo Está no Ar - 3 Anos Depois" discute os riscos e ameaças que persistem nas democracias. E aponta caminhos para a consolidação do processo democrático no Brasil. Mostrando que, apesar de tantas ameaças, a democracia ainda é vista como a melhor forma de governo.


Divulgação TV Cultura


Os avanços da extrema direita  
Em 6 de janeiro de 2021, a ameaça se concretizou nos Estados Unidos com contornos dramáticos: insuflados pelo ex-presidente Donald Trump. Manifestantes descontentes com a eleição do democrata Joe Biden invadiram e danificaram o Capitólio, sede do Congresso americano, provocando cinco mortes. Quase mil pessoas foram presas.

No dia 8 de janeiro deste ano, a cena de extremismo ganhou uma versão no Brasil: milhares de manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília, destruindo instalações do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. De forma análoga ao que ocorreu nos Estados Unidos, a invasão foi insuflada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que, por diversas vezes, levantou dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral e chegou a tentar cooptar autoridades das forças armadas no seu esforço de desacreditar o voto eletrônico.

Não faltam indícios de que autoridades ajudaram na preparação dos ataques ou, no mínimo, foram omissas na tarefa de proteção à sede dos Três Poderes. O ápice de um movimento que começou logo depois do segundo turno das eleições, quando apoiadores do então presidente Bolsonaro começaram a bloquear as estradas e a fazer manifestações em frente a quartéis, pedindo intervenção militar e até a volta da ditadura.


"O Autoritarismo está no ar - 3 anos depois"

Data: 23/03/2023 (quinta-feira)

Horário: 23h

Roteiro e apresentação: Rodrigo Piscitelli

Produção: Ricardo Ferreira

Edição de texto: Jorge Valente

Finalização: Simão Scholz e Leandro Silva

Imagens: Daniel Azeredo

Operador de áudio: Fábio Rocha

Assistente de câmera: José Vieira

TV Cultura exibe documentário sobre os riscos do avanço da extrema direita no Brasil TV Cultura exibe documentário sobre os riscos do avanço da extrema direita no Brasil Reviewed by Pablo on março 20, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.