A TV Brasil exibe as emoções da final do Campeonato Baiano neste domingo (2), ao vivo, às 16h, com a partida Bahia x Jacuipense, jogo de volta pela decisão do título estadual, direto da Arena Fonte Nova, em Salvador.
A transmissão ocorre em parceria com a TVE Bahia, emissora integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A disputa pela taça da competição ganha janela para todo o país e visibilidade nacional na programação da TV Brasil.
As equipes entram em campo sem vantagem para o confronto decisivo. Bahia e Jacuipense empataram o primeiro duelo por 1 a 1 no último domingo (26/3), no estádio Eliel Martins, o Valfredão, no município baiano de Riachão do Jacuípe.
Agora, as equipes se enfrentam em busca de uma vitória simples no segundo jogo da final para conquistar o campeonato estadual. Quem ganhar o confronto, assegura o título do Baianão 2023. Em caso de novo empate no tempo normal, o campeão vai ser definido nas disputas por pênaltis.
Finalistas disputam título histórico
Atual vice-campeão baiano, após derrota para o Atlético de Alagoinhas na decisão de 2022, o Jacuipense está na sua segunda final consecutiva. O Leão do Sisal tenta garantir seu primeiro campeonato na divisão de elite do futebol estadual.
Tradicional ganhador de títulos e clube com mais conquistas na competição, o Tricolor de Aço busca sua taça de número 50 no Campeonato Baiano. Por ter o melhor desempenho nesta edição do estadual, o Bahia decide a disputa em casa, na Arena Fonte Nova.
Os dois times já confirmaram a vaga na Copa do Brasil do próximo ano. O vencedor deste domingo assegura classificação para a Copa do Nordeste de 2024. O Campeonato Baiano já tem a definição dos clubes rebaixados para a série B: Jacobinense e o Doce Mel, com as piores campanhas de 2023.
Clássico na telinha da TV Brasil
Em janeiro, a TV Brasil exibiu o duelo Ba-Vi em partida válida pela quinta rodada do campeonato estadual. O Bahia ganhou do rival Vitória, principal adversário no estado, por 1 a 0, no primeiro clássico entre as equipes no ano.
Sobre o Campeonato Baiano 2023
A Série A do Campeonato Baiano é formada por dez clubes: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Itabuna, Jacobinense, Jacuipense, Juazeirense e Vitória. Na primeira fase, os times integraram um único grupo e jogaram entre si.
As quatro equipes com as melhores posições avançaram às semifinais. Bahia, Jacuipense, Juazeirense e Itabuna se enfrentaram em partidas de ida e volta. Os vencedores decidem o título também em dois confrontos.
O Atlético de Alagoinhas, conhecido como Carcará, conquistou duas taças consecutivas nas últimas edições do Baianão. O Bahia quer acabar com o jejum e levar o caneco de volta para a capital, enquanto o Jacuipense tenta conquistar o primeiro troféu do clube sediado em Riachão do Jacuípe.