TV Brasil homenageia Tim Maia com show da Banda do Síndico


Para recordar o repertório de sucessos do saudoso Tim Maia, ícone da música brasileira que saiu de cena há 25 anos, em 15 de março de 1998, a TV Brasil exibe uma edição especial do programa Todas as Bossas com um show marcante da Banda do Síndico neste sábado (18), às 23h15.

A produção da emissora pública recebe o grupo formado por músicos da antiga Banda Vitória Régia para um tributo a Tim Maia. A homenagem em forma de espetáculo a um dos astros da MPB tem a participação especial de Kiko Horta. A animada apresentação musical está disponível, na íntegra, no app TV Brasil Play.

O especial reúne os artistas que acompanhavam Tim Maia em suas performances e turnês. Os amigos resolveram dar continuidade ao projeto. Os artistas recordam obras consagradas que atravessam gerações no show gravado pelo canal público em 2018 na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro.

O repertório resgata clássicos do vasto repertório de Tim Maia. A atração traz uma série de músicas que marcaram época. Entre os hits, o programa da TV Brasil apresenta "Não quero dinheiro", "Acende o Farol", "Chocolate", "Festa de Santo Reis", "Me dê motivo" e "Descobridor dos 7 mares".

Com turnês em todo o Brasil, os músicos do conjunto que leva o apelido de Tim Maia seguem levando o melhor do 'soul music' por onde passam. A Banda do Síndico é formada por com Bruno Maia (voz), Tinho Martins (sax), Silvério Pontes e Jeferson Victor (trompete), Toca Delamare (backing vocal e teclados), Adriano Giffoni (baixo), Paulinho Black (bateria) e Renato Piau (guitarra).

Personalidade da música popular brasileira, Tim Maia era cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário. Responsável pela introdução dos gêneros soul e funk no país, o artista até hoje é reconhecido pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, que marcava suas performances.

Sebastião Rodrigues Maia, ou simplesmente Tim Maia, ganhou o apelido de "Síndico do Brasil" do amigo Jorge Ben Jor. A alcunha mencionada na música "W/Brasil" pegou. O talentoso artista é reverenciado até hoje por sua capacidade criativa. O músico tinha presença de palco e contribuiu decisivamente no processo de transformação da MPB.

As cortinas se fecharam para Tim Maia em 1998. Com a saúde debilitada, ele iniciava uma apresentação no Theatro Municipal de Niterói no dia 8 de março quando deixou o palco sem conseguir cantar. Após uma semana internado no hospital, um dos grandes gênios da MPB faleceu devido a uma infecção generalizada no dia 15 de março, há 25 anos.


Sobre o Todas as Bossas

O programa Todas as Bossas é uma janela para diversos estilos musicais na TV Brasil. A cada nova edição, o estúdio da emissora torna-se palco de um show que contempla a variedade de cantos, ritmos e sotaques do repertório nacional.

Em várias temporadas, no ar desde 2016 no canal, o programa já recebeu talentos variados. A proposta da faixa é exatamente apresentar um panorama sobre a diversidade de gêneros que formam a cena da música brasileira: da MPB ao axé, do samba ao rock, do romântico ao experimental.

Já passaram pelo palco, bandas como Blitz e Detonautas até Dream Team do Passinho e Tchakabum, personalidades que já morreram como Ângela Maria, Elton Medeiros e Nelson Sargento, gênios do porte de Francis Hime, Ivan Lins e Geraldo Azevedo, além de talentos como Isabella Taviani, Leo Jaime, Luiz Ayrão e Xande de Pilares.

Dirigido por Waldecir de Oliveira, o programa Todas as Bossas também se destaca ao resgatar a tradição dos grandes espetáculos realizados no estúdio 3 da emissora pública desde os tempos da TV Educativa do Rio de Janeiro.

TV Brasil homenageia Tim Maia com show da Banda do Síndico TV Brasil homenageia Tim Maia com show da Banda do Síndico Reviewed by Pablo on março 15, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.