Para recordar o repertório de sucessos do saudoso Tim Maia, ícone da música brasileira que saiu de cena há 25 anos, em 15 de março de 1998, a TV Brasil exibe uma edição especial do programa Todas as Bossas com um show marcante da Banda do Síndico neste sábado (18), às 23h15.
A produção da emissora pública recebe o grupo formado por músicos da antiga Banda Vitória Régia para um tributo a Tim Maia. A homenagem em forma de espetáculo a um dos astros da MPB tem a participação especial de Kiko Horta. A animada apresentação musical está disponível, na íntegra, no app TV Brasil Play.
O especial reúne os artistas que acompanhavam Tim Maia em suas performances e turnês. Os amigos resolveram dar continuidade ao projeto. Os artistas recordam obras consagradas que atravessam gerações no show gravado pelo canal público em 2018 na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro.
O repertório resgata clássicos do vasto repertório de Tim Maia. A atração traz uma série de músicas que marcaram época. Entre os hits, o programa da TV Brasil apresenta "Não quero dinheiro", "Acende o Farol", "Chocolate", "Festa de Santo Reis", "Me dê motivo" e "Descobridor dos 7 mares".
Com turnês em todo o Brasil, os músicos do conjunto que leva o apelido de Tim Maia seguem levando o melhor do 'soul music' por onde passam. A Banda do Síndico é formada por com Bruno Maia (voz), Tinho Martins (sax), Silvério Pontes e Jeferson Victor (trompete), Toca Delamare (backing vocal e teclados), Adriano Giffoni (baixo), Paulinho Black (bateria) e Renato Piau (guitarra).
Personalidade da música popular brasileira, Tim Maia era cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário. Responsável pela introdução dos gêneros soul e funk no país, o artista até hoje é reconhecido pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, que marcava suas performances.
Sebastião Rodrigues Maia, ou simplesmente Tim Maia, ganhou o apelido de "Síndico do Brasil" do amigo Jorge Ben Jor. A alcunha mencionada na música "W/Brasil" pegou. O talentoso artista é reverenciado até hoje por sua capacidade criativa. O músico tinha presença de palco e contribuiu decisivamente no processo de transformação da MPB.
As cortinas se fecharam para Tim Maia em 1998. Com a saúde debilitada, ele iniciava uma apresentação no Theatro Municipal de Niterói no dia 8 de março quando deixou o palco sem conseguir cantar. Após uma semana internado no hospital, um dos grandes gênios da MPB faleceu devido a uma infecção generalizada no dia 15 de março, há 25 anos.
Sobre o Todas as Bossas
O programa Todas as Bossas é uma janela para diversos estilos musicais na TV Brasil. A cada nova edição, o estúdio da emissora torna-se palco de um show que contempla a variedade de cantos, ritmos e sotaques do repertório nacional.
Em várias temporadas, no ar desde 2016 no canal, o programa já recebeu talentos variados. A proposta da faixa é exatamente apresentar um panorama sobre a diversidade de gêneros que formam a cena da música brasileira: da MPB ao axé, do samba ao rock, do romântico ao experimental.
Já passaram pelo palco, bandas como Blitz e Detonautas até Dream Team do Passinho e Tchakabum, personalidades que já morreram como Ângela Maria, Elton Medeiros e Nelson Sargento, gênios do porte de Francis Hime, Ivan Lins e Geraldo Azevedo, além de talentos como Isabella Taviani, Leo Jaime, Luiz Ayrão e Xande de Pilares.
Dirigido por Waldecir de Oliveira, o programa Todas as Bossas também se destaca ao resgatar a tradição dos grandes espetáculos realizados no estúdio 3 da emissora pública desde os tempos da TV Educativa do Rio de Janeiro.