ĂšLTIMOS

Provoca recebe um dos pioneiros da internet no Brasil, Demi Getschko

Foto Giovanna Carvalho


Nesta terça-feira (28/3)Marcelo Tas conversa com um dos pioneiros da Internet no Brasil, Demi Getschko. Na edição, eles falam sobre regulação da internetinteligĂŞncia artificialchat GPTalgoritmosbenefĂ­cios e malefĂ­cios das redes, entre outros temas. O Provoca vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Ao falar sobre regulação da internet, Getschko destaca: “A internet, no sentido de substrato, nĂŁo tem que ser regulada. Tem que ser mantida como sempre foi, aberta. As ações sobre ela, que crescem sobre ela, cada uma tem caracterĂ­sticas especĂ­ficas. Algumas, por exemplo, sĂŁo mensageria, como Ă© o telefone antigo, como Ă© o correio antigo. E acho que ninguĂ©m tem o direito de se imiscuir numa conversa entre eu e o Marcelo Tas – isso Ă© uma conversa nossa. NinguĂ©m pode saber o que Ă© e o que nĂŁo Ă©”.

O engenheiro elĂ©trico tambĂ©m debate sobre a ferramenta que vem ganhando força nos Ăşltimos meses: o chat GPT. “É pra ficar bem preocupado”, afirma. E acrescenta: “Essas coisas sempre foram uma farsa, no bom sentido, uma ficção. Será que vĂŁo virar uma tragĂ©dia?”.

Quanto ao que devemos fazer em relação Ă s inteligĂŞncias artificias ele diz que existem algumas barreiras Ă©ticas que nĂŁo estĂŁo sendo olhadas com atenção. “NĂŁo custava nada dar uma pensada: ‘será que tem coisas que nĂłs nĂŁo deverĂ­amos fazer, nĂŁo deverĂ­amos nem tentar fazer?’ Talvez existam limites nesse sentido”.

Ao longo da conversa, Tas tambĂ©m questiona sobre a “captura” de dados e o uso de algoritmos nas redes digitais. E o engenheiro comenta: “Os problemas maiores que vejo, sĂŁo (...) esse perfil que fazem da gente e as assumpções que fazem sobre o que a gente quer ou nĂŁo quer. E isso, de alguma forma, Ă© viciante. E a gente tambĂ©m Ă© comodista, entĂŁo a gente acaba se acomodando nisso aĂ­”.


Sobre Demi Getschko

Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em engenharia, Demi Getschko é conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e professor associado da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Primeiro brasileiro a ter o nome incluído no Hall da Fama da Internet, é considerado o pai da internet no Brasil.

Nenhum comentário