O Estádio São Januário, sede esportiva do Club de Regatas Vasco da Gama no Rio de Janeiro, é o destino da série documental Estádio Históricos que vai ao ar neste domingo (26), às 18h30, na TV Brasil. Durante o episódio inédito, a atração da emissora pública conta a história do local, que encanta por sua linda fachada em estilo neocolonial, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Participam do documentário o ex-goleiro Acácio, o historiador do clube Walmer Peres, o funcionário e torcedor JP, a pesquisadora Leda Costa, o historiador Glauco Costa e o sócio-benemérito Germano.
Inaugurado em 1927, o estádio, localizado na Rua São Januário, foi criado como símbolo de resistência ao preconceito social, ao racismo e ao anti-lusitanismo. Financiada pelo próprio clube do Vasco e sua torcida, a chamada Colina Histórica teve papel político importante acolhendo os discursos de Getúlio Vargas, corais orfeônicos liderados por Villa-Lobos e muitos marcos importantes para o futebol brasileiro.
O Vasco comemorou vitórias inesquecíveis em seu Caldeirão e viu de lá sair grandes equipes como o Expresso da Vitória em 1940, o time liderado por Roberto Dinamite na década de 1980 até chegar a conquista da Taça Libertadores em 1998, entre outros elencos. Além do forte trabalho de base do clube no estádio revelando atletas de renome como Romário e Edmundo, um reinado bem brasileiro também nasceu por lá: o coração do Rei Pelé batia pelo Vasco da Gama e a Rainha Marta foi descoberta naqueles gramados.
Sobre a produção
Série documental própria da TV Brasil, o programa Estádios Históricos destaca tradicionais espaços do futebol nacional que são celeiros de craques. Em 13 episódios de 26 minutos, o seriado revela bastidores dos gramados e de seus clubes por meio de entrevistas, imagens de arquivo, registros atuais e animações.
O conteúdo da produção realizada pela emissora pública entra no ar aos domingos, às 18h30. A atração também pode ser acompanhada no app TV Brasil Play e em horário alternativo na telinha, durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h.
A primeira temporada celebra a memória esportiva ao percorrer campos de futebol em várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para lembrar de construções que foram e outras que ainda são palco do esporte que é paixão nacional.
A obra destaca o patrimônio de grandes times e também de agremiações tradicionais que já não estão mais no auge. Em alguns casos, o espaço nas arquibancadas hoje é pequeno para a dimensão das torcidas, enquanto outros estádios já não recebem partidas e ficam em áreas residenciais das metrópoles.
Em cada programa, o público descobre detalhes dos estádios, características gerais, curiosidades culturais e célebres personagens do esporte que fazem parte da origem e da trajetória de cada arena. A série traz entrevistas com historiadores, jogadores, torcedores apaixonados, boleiros, jornalistas esportivos e artistas. Eles contam situações inusitadas e destacam as relações de amor com seus times e estádios.
A série documental da TV Brasil tem narração da jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do Stadium, programa diário do canal, de segunda a sexta, às 19h40. A direção, roteiro e produção executiva do seriado Estádios Históricos são de Ingrid Gassert e Maíra de Assis.
Atrações paulistas
Em São Paulo, os destaques são campos com duelos marcantes e trabalho na formação de novos craques dos clubes que sediam seus jogos nos locais. A série visita o Canindé (Portuguesa), além do Estádio da Rua Javari (Juventus) e do Nicolau Alayon (Nacional).
A produção ainda vai até o litoral mostrar a Vila Belmiro (Santos) e percorre o município de Campinas para mostrar o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) e o Moisés Lucarelli (Ponte Preta), espaços que mobilizam o imaginário de torcidas do interior do estado.
Gramados cariocas
A cidade do Rio de Janeiro é a atração em seis edições da série Estádios Históricos ao celebrar o ambiente dos estádios de equipes históricas. A atração ainda vai até o Sul Fluminense registrar o Raulino de Oliveira (Volta Redonda).
Na capital, o seriado transita por lugares conhecidos de diversas torcidas do país como Laranjeiras (Fluminense), São Januário (Vasco), Gávea (Flamengo), Moça Bonita (Bangu), Luso-Brasileiro (Portuguesa) e Ronaldo Nazário (São Cristóvão).