Carreira, sexualidade, liberdade, maternidade, sonhos e desejos. Como a mulher pode ser protagonista de sua própria vida mantendo seu bem-estar e sua saúde mental?
O E! Entertainment estreia na terça-feira, 28 de março, às 20h, o seu novo documentário original VOZES DO E!: AUTONOMIA FEMININA, que tem narração da atriz Malu Mader e investiga meios de exercitar a tão desejada autonomia frente às demandas que o mundo contemporâneo impõe às mulheres.
O documentário aponta, por meio de vivências, alguns caminhos para exercitar a autonomia e melhorar a saúde mental feminina. Usando a ciência, a meditação e terapias corporais, o filme mostra que as identidades femininas são múltiplas e a autonomia é peça fundamental para o bem-estar.
Em VOZES DO E!: AUTONOMIA FEMININA, três mulheres participam de três experimentos que as colocarão em contato com suas almas e seus destinos. Essas mulheres buscam, como todas, ser protagonistas de suas próprias vidas e acreditam que há formas diversas de acessar e produzir equilíbrio e conhecimento.
O primeiro experimento é uma sessão de terapia orgástica. A escritora Clara Corleone encontra a terapeuta sexual Preta Kiran e a taróloga Pamela Ribeiro. Juntas, elas analisam o que a mente e o corpo dizem sobre sexualidade. Seria possível dissociar pensamento e corpo quando o assunto é prazer?
“Consegui virar a minha sexualidade a meu favor. Isso é uma coisa muito poderosa para mim”, diz Clara Corleone.
No segundo experimento, a produtora cultural Laís Sampaio encontra a psiquiatra e neurocientista Natália Mota, especialista em análise de sonhos. Laís é mãe de uma bebê e sempre deu muita importância a seus sonhos. Porém, com a amamentação noturna, ela não sonha mais. Em uma conversa acolhedora, Natália mostra como os sonhos podem nos ajudar nos desafios de nossas vidas.
O terceiro experimento é uma prática de meditação ativa. A cantora Rebecca vai se apresentar no Rock in Rio Lisboa. É a primeira vez que ela produz um show desse porte e precisa decidir detalhes artísticos e técnicos. Na antevéspera do show, ela encara um desafio: seria possível reduzir o estresse dias antes da apresentação? A terapeuta Mariana Figueiredo traz a meditação ativa como recurso de liberação de altas cargas de tensão.
Os experimentos de VOZES DO E!: AUTONOMIA FEMININA são permeados por depoimentos de mulheres que encontraram meios de buscar essa autonomia e, por consequência, reverteram situações adversas, retomando as rédeas de suas vidas.
“Eu aprendi a fazer uma coisa que é muito difícil: falar ‘não’”, afirma a atriz Duda Reis, ao falar sobre relacionamento abusivo. Já a cantora Raquel Virgínia conta que hoje ela faz o que quer. “Fiquei anos sendo reprimida e com as pessoas querendo dizer o que eu tinha de fazer. Hoje eu sei falar o que eu quero.”
O documentário conta ainda com depoimentos das cantoras Duda Beat, Emanuelle Araújo e Letrux. As personagens levantam temas como maternidade, sexualidade e trabalho. Cada história cria pontes com o público, inspirando outras mulheres nessa jornada feminina pela afirmação de suas identidades e autonomias, respeitando a saúde mental.
“Autonomia está relacionada com liberdade: autonomia de colocar no mundo o que você acredita, a sua verdade”.
DUDA BEAT, CANTORA
CONHEÇA AS VOZES DO E!
VOZES DO E!: AUTONOMIA FEMININA é a segunda produção original do E! Entertainment resultante da campanha institucional VOZES DO E!. A primeira, com narração de Zezé Motta, leva o mesmo nome da campanha e foi lançada em 2021 para discutir o espaço da mulher no audiovisual, a falta de representatividade e os estereótipos criados a partir dos papéis das mulheres nas produções ao longo dos anos.
Com a campanha VOZES DO E!, o canal se compromete a amplificar a voz de todos os indivíduos, especialmente das mulheres, independentemente de cor, idade, gênero e padrões de beleza. Fazem parte desta iniciativa produções como “Born to Fashion”, “Beleza GG”, “Luana é de Lua”, “Descosturando com Herchcovitch”, entre outras.
Neste mês, o E! Entertainment renovou esse compromisso com o lançamento da nova peça da campanha VOZES DO E!, com Luana Piovani e outras estrelas e astros: Adriane Galisteu, Alessandro Martins, Alexandre Herchcovitch, Aline Campos, Bárbara Britto, Cíntia Aleixo, Elisa Fava, Fluvia Lacerda, Gabriel Basílio, Jacqueline Sato, Jeniffer Nascimento, Kynnie, Lais Ribeiro, MC Soffia, Manuela Xavier, Mayara Russi, Monique Alfradique, Nahuane Drumond e Zezé Motta.
As ações de Vozes do E! chegam também às plataformas digitais em projetos como “Histórias Inspiradoras”, agora sob comando de Zezé Motta, “Popsulas”, com Bielo e Maicon Santini, além de fashion films, campanhas e ações como o projeto #euexisto.
As Vozes do E! ultrapassam os limites das telas e estão nos bastidores das atrações nacionais, que contam com diversidade também nas equipes de produção. O E! Entertainment apoia ainda ONGs e instituições sociais em parcerias ao longo do ano.
Mais do que representar, o E! Entertainment busca envolver todas as pessoas da sociedade na indústria do audiovisual. E, neste ano de 2023, novas produções estão a caminho, sempre com essa preocupação de diversidade, equidade, inclusão e empoderamento feminino.
FICHA TÉCNICA
VOZES DO E!: Autonomia Feminina
Documentário, 57 minutos.
Narração: Malu Mader
Realização: NBCUniversal International Networks
Produção Executiva: Marcello Coltro
Produção: Marcello Coltro e Stefanie Borges
Gerência Sênior de Produção e Programação Brasil: Stefanie Borges
Especialista de Produção Brasil: Simone Alexal e Fabiana Monteiro
Gerência Criativa e Editorial Brasil: Fernando Nascimento
Direção de Marketing e Relações com Afiliados Brasil: Kiara Rotondi
Gerência de Marketing Brasil: Daniel Lambert
Gerência de Marketing de Performance Brasil: Fernanda Basso
Especialista de Marketing e Relações Públicas Brasil: Catarina Rangel
Supervisor de áudio: Andres Forero
Serviços de Podução: MoodHunter
Direção Geral: Damï VDC
Direção de Cena: Amanda Kamanchek
Produção Executiva: Rafael Barioni e Damï VDC
Direção de Produção: João Victor D’Alves e Lucy Charlier
Coordenação de Produção: Sophia Cordazzo
Roteiro: Damï VDC, Amanda Kamanchek e Letícia Simões
Edição: Rob Persine e Helena Petrakis
Arte Gráfica: Pilar Berrío