Bem-vindos à Irmandade dos Clérigos de São Jacinto! em 'Amor Perfeito'

Foto: Globo/Manoella Mello

Desde recém-nascido, o pequeno Marcelino (Levi Asaf) é criado com muito amor e carinho pelos membros da Irmandade dos Clérigos de São Jacinto, que deram a ele um lar e, mais que isso, lhe ensinaram o que significa amor em família. De diferentes gerações e ordens religiosas, seis freis e padres, cada um com suas características bem definidas, se dividem na inédita missão de guiar a criança com valores imprescindíveis para a vida.

Frei Severo (Babu Santana) é um dominicano. Ex-lutador de boxe, é o “comandante” da irmandade, onde é o único celebrante. Aparentemente durão e disciplinador, no fundo tem um grande coração. De qualquer forma, impõe respeito por sua autoridade moral e força física. Não à toa, vai ser chamado por Marcelino de “Padrão”. O religioso não tem medo de enfrentar o prefeito Anselmo (Paulo Betti), nem a vilã Gilda (Mariana Ximenes), e guarda um segredo do tempo em que era lutador. “Eu acho que o público vai adorar, esse menino que está fazendo o Marcelino é uma joia. Mocinhas e mocinhos estão maravilhosos, é um elenco de primeira. O meu núcleo é uma delícia, já somos uma família. Eu acho que o público vai se encantar com a nossa história”, celebra Babu.

Frei Tomé (Tony Tornado) é também um dominicano. Tem muito jeito com as crianças pois é bem-humorado e brincalhão, além de atrapalhado. É o antigo pároco e antecedeu frei Severo. Frei Tomé é tio de Antônio (Alan Rocha), que é pai de Manoel (Ygor Marçal) e marido de Aparecida (Isabel Fillardis), e formam a família de trabalhadores da queijaria que vive junto a irmandade. É chamado por Marcelino de “Vovô Tomé”. “Eu estou muito feliz de estar na novela, depois de um tempo afastado. Encontrei muitos amigos maravilhosos no elenco e o frei Tomé é uma pessoa simpática, bonita e legal. Eu me identifiquei muito com ele e estou ansioso para a estreia. É uma história ótima e acreditamos que será um grande salto para a dramaturgia brasileira”, destaca Tony.

Nascido na Itália, frei Leão (Tonico Pereira) é um velhinho franciscano que, por suas condições físicas, não faz trabalhos pesados e vive quase exclusivamente dentro da irmandade. Será o responsável por ensinar as primeiras letras e o catecismo à Marcelino e seus amigos. Da criança recebe a alcunha de “Vovô Leão”. O frei é o mais irreverente e sonhador dos religiosos, um direito que a idade avançada lhe conferiu. “Meu personagem sou eu mesmo (risos). A irmandade é um núcleo muito feliz. Temos divergências na irmandade, mas elas são somadas e não divididas. O trabalho pra mim é muito importante, sempre foi, então é mais um trabalho que eu honro muito”, conta Tonico.

Padre Diógenes (Chico Pelúcio) é um jesuíta. Tem bom coração, como os demais religiosos, mas às vezes é um tanto ranzinza. O padre é hábil na costura, sendo o responsável por confeccionar e remendar os hábitos dos freis. Cinéfilo apaixonado, tem uma devoção quase religiosa pela sétima arte. É chamado pelo menino de “Vovô Diógenes”. “O padre Diógenes é um padre jesuíta e mal-humorado, que compõe as personalidades dos freis e padres do núcleo da irmandade. Ele faz um contraponto entre eles. Parecem os sete anões, tem o Feliz, o Zangado... a gente tem tido isso como referência para brincar na relação dos personagens”, revela Chico.

Frei João (Allan Souza) é um dominicano sensível às causas sociais e às reivindicações políticas dos menos favorecidos. É chamado de “Feijão” por Marcelino. Tem habilidades de marceneiro, pedreiro, eletricista e é o responsável pela manutenção da irmandade. No passado, teve um grande amor, Darlene (Carol Castro), mesmo já sendo frei. Depois de um período de muitas dúvidas e conflito interior, acabou decidindo por se manter fiel à Igreja. Mas esse dilema entre o amor romântico e a vida monástica voltará a afligi-lo, quando Darlene aportar em Águas de São Jacinto, trazendo consigo a filha de ambos, Clara (Vitória Pabst), cuja existência ele nem suspeitava. Uma história que tem algo em comum com a de Orlando (Diogo Almeida). Não por acaso, os dois serão melhores amigos. “Dentro da irmandade, cada um tem seu arquétipo. O frei João é o mais jovial de todos, ele tem esse lugar da fantasia. Ele traz uma personalidade de alquimista celestial. Ao mesmo tempo, existe um mistério e o seu conflito, que iremos descobrir juntos”, afirma Allan.

Padre Donato (Bernardo Berro) é um salesiano. Bonachão, dedicado, sensível, é quem faz a comida, lava as roupas e recolhe os brinquedos de Marcelino. É muito moralista e envergonhado. Por isso, padre Donato vai acabar sendo atormentado não só pelas estripulias de Marcelino, mas também pela curiosidade do menino a respeito da vida. Será carinhosamente chamado de “Pai Papinha”. “A pessoa que eu me inspiro, de fato, para viver o personagem, é a minha avó materna. Ela era uma cozinheira de mão cheia, então é a minha inspiração como mãezona", afirma Bernardo. “Tem tudo para ser uma novela muito bonita, ela traz mensagens muito importantes. É uma narrativa que vai conquistar as pessoas, com a proposta de falar de um amor que abranja a todos e a tudo”, complementa.

‘Amor Perfeito’ é criada e escrita por Duca Rachid e Júlio Fischer com direção artística de André Câmara. A obra é escrita com Elísio Lopes Jr, com a colaboração de Dora Castellar, Duba Elia e Mariani Ferreira. A direção é de Alexandre Macedo, Lúcio Tavares, Joana Antonaccio e Larissa Fernandes. A produção é de Isabel Ribeiro e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. No elenco estão Levi Asaf, Camila Queiroz, Diogo Almeida, Mariana Ximenes, Thiago Lacerda, Alan Rocha, Allan Souza, Ana Cecília Costa, Analu Prestes, Antônio Pitanga, Babu Santana, Barbara Sut, Bernardo Berro, Beto Militani, Breno de Filippo, Bruno Montaleone, Bruno Quixotte, Bukassa Kabengelle, Carmo Dalla Vecchia, Carol Badra, Carol Castro, Chico Peluccio, Christovam Neto, Cristiane Amorim, Cyda Moreno, Daniel Rangel, Davi Queiroz, Genezio de Barros, Glicerio Rosário, Gustavo Arthidoro, Isabel Fillardis, Iza Moreira, João Fernandes Nunes, Jorge Florêncio, Juliana Alves, Karen Coelho, Karen Marinho, Kenia Barbara, Kyvilin Padilha, Lucy Ramos, Malu Dimas, Maria Gal, Mestre Ivamar, Musipere, Paulo Betti, Paulo Gorgulho, Paulo Mendes, Raquel Karro, Rose Lima, Tonico Pereira, Tony Tornado, Valentina Melleu, Vitória Pabst, Ygor Marçal e Zezé Polessa. A previsão de estreia é dia 20 de março.
Bem-vindos à Irmandade dos Clérigos de São Jacinto! em 'Amor Perfeito' Bem-vindos à Irmandade dos Clérigos de São Jacinto! em 'Amor Perfeito' Reviewed by Pablo on março 02, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.