O Agro Nacional deste domingo (5) investiga como uma anomalia na soja tem provocado grandes perdas aos produtores em Mato Grosso. No ar na TV Brasil às 9h, o programa inédito mostra que ainda não há uma solução eficaz e os agricultores estão preocupados com os possíveis danos na nova safra.
O apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observado com maior frequência em algumas regiões brasileiras, em especial no estado de Mato Grosso, desde a safra 2019/2020. O problema tem causado redução significativa de produtividade em plantações com alto potencial, principalmente nas primeiras semeaduras.
Ainda em Mato Grosso, no município de Nova Mutum, a atração da emissora pública confere de perto mais uma adversidade que tem preocupado os produtores de soja da região, o estresse hídrico. A escassez de água pode provocar um baixo desempenho na safra trazendo perdas consideráveis aos agronegócio no coração do Brasil.
A equipe do Agro Nacional também foi até o Pantanal matogrossense conhecido por ser a maior área inundável do planeta. Lá também é o lar da onça - o maior felino das Américas. Uma matéria especial destaca o projeto que busca preservar os felinos pantaneiros sem prejudicar a produção rural local, iniciativa fundamental para preservar um grande símbolo da biodiversidade brasileira e ao mesmo tempo trazer segurança para os produtores de gado na região.
Em Mogi das Cruzes, município do interior de São Paulo, o episódio mostra que um programa tem ajudado no desenvolvimento da agricultura familiar local. O público vai conhecer essa parceria de sucesso entre pequenos produtores rurais, cooperativas e o poder público.
Outra reportagem revela um relatório da Organização das Nações Unidas que aponta que 131 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe não têm acesso a uma alimentação adequada. A atração da TV Brasil explica que o setor agro brasileiro tem um papel fundamental para ajudar a diminuir esses números preocupantes de fome e insegurança alimentar no país e em todo mundo.
O Agro Nacional deste domingo também aborda uma das atividades mais antigas da humanidade: o curtimento, processo que transforma a pele animal em couro. O Brasil é um dos maiores exportadores de couro do mundo e a indústria nacional se destaca pela eficiência e sustentabilidade do neǵocio. A matéria revela alguns números do setor e destaca como tem evoluído a produção nos curtumes brasileiros.
Sobre o programa
O Agro Nacional é um programa da TV Brasil produzido em parceria com o Canal Rural. Apresentada por Jaqueline Silva, a atração traz o universo do campo hoje para a telinha. Exibida semanalmente, a série vai ao ar na emissora pública aos domingos às 9h, com reprise aos sábados às 8h.
Em reportagens, entrevistas e quadros variados, a produção aborda temas que envolvem a cultura rural de maneira simples e com linguagem acessível a todos os públicos. A atração exibe matérias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de parceiros como o canal Vale Agrícola e das emissoras afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Com uma perspectiva que abrange as peculiaridades das diferentes regiões do Brasil, o programa discute assuntos diversos como tecnologia 4.0, alimentos orgânicos, economia baseada no agronegócio, gastronomia, sustentabilidade e também aspectos sobre a cultura e a produção agrícola.
O Agro Nacional ainda destaca as agendas dos principais eventos do setor que movimenta milhões de reais no país. A série também mostra os índices e tabelas de preços que regulam o mercado produtor brasileiro.