Watch BR se une a outras grandes empresas para investir em tecnologia e combater o apagão tecnológico
A Watch BR se uniu ao grupo de empresas que fazem parte do Movimento Tech, uma coalizão de organizações que busca coordenar esforços e recursos para gerar impacto por meio de investimento social, buscando um Brasil próspero e protagonista em tecnologia. Com a entrada nesse projeto, o hub de conteúdo criado para impulsionar provedores de serviços de Internet (ISPs) inicia mais um importante passo em sua trajetória: fomentar o ensino e formação de novos profissionais em tecnologia.
Com o objetivo de combater o apagão tecnológico, uma expressão muito conhecida e utilizada no universo empresarial, que faz alusão à falta de profissionais de tecnologia no mercado de trabalho brasileiro, algumas empresas se uniram para levantar R$ 100 milhões nos próximos três anos e direcionar estes recursos para investimento social em educação e tecnologia. Além da Watch BR, iFood, XP, Boticário, Instituto Localiza, Raia Drogasil, CI&T, B3, dentre outras integram o movimento. Até o momento, 30 organizações já fazem parte do Movimento Tech e, juntas, investiram mais de R$ 8 milhões. A meta é alcançar R$ 2 bilhões e apoiar na transformação do país por meio da tecnologia.
Dentre os resultados das ações empreendidas coletivamente, está a Maratona Tech, que já alcançou 279 escolas da rede pública e 32 mil estudantes na primeira fase, se tornando a 5ª maior maratona do país. Já o Potência Tech distribuiu 17 mil bolsas de estudo na área de tecnologia, formou 957 pessoas e empregou 920.
“Estamos felizes por integrar este movimento, para, em um futuro próximo, tornar o mercado tecnológico brasileiro mais acolhedor, inclusivo e realista. Dar voz e visibilidade aos nossos jovens talentos hoje para termos um país com mais pessoas interessadas em fazer carreira em tecnologia amanhã. Este é o caminho que queremos seguir”, afirma Carlos Mendes, CFO da Watch BR.
O Movimento Tech
O Movimento Tech é a união de empresas e organizações brasileiras comprometidas com o desenvolvimento da sociedade por meio da tecnologia. O objetivo é criar bases sólidas para uma economia do conhecimento inclusiva e, por fim, uma mudança estrutural de longo prazo no Brasil. Sua atuação se dá por três pilares: 1) despertar o interesse pela área de tecnologia ainda na fase escolar, 2) capacitar e formar quem se interessa pela carreira, além de 3) criar iniciativas para enviar estes jovens para o mercado de trabalho.
Para Fabrício Bloisi, Presidente do IFood, nos últimos anos muitas empresas investiram em tecnologia, mas de forma bastante pulverizada. “Olhando para isso, percebemos a importância de unir forças para ajudar a resolver esse déficit que o país vive de qualificação profissional nessa área e que atrapalha o seu desenvolvimento”, explica. “Mesmo ampliando os esforços isolados não iríamos resolver o problema. Com esta união, esperamos promover o encontro entre talentos que estão aguardando uma oportunidade, e ao mesmo tempo, contribuímos para uma transformação social e desenvolvimento do país”.
Sobre a Watch Brasil
Lançada em outubro de 2018 e sediada em Curitiba, a Watch Brasil é um hub de conteúdo que oferece aos provedores de serviços de Internet a possibilidade de trabalhar com multimídia e fornecer assinaturas de séries e filmes dos maiores e melhores estúdios, incluindo os de Hollywood, além de aluguel por 48h dos últimos lançamentos em filmes. A startup oferece mais de 30 mil horas de conteúdo e títulos do Paramount +, MTV, Comedy Central, Nickelodeon, Universal e Warner, entre outros. No marketplace, a empresa tem pacotes como HBO Max, DGO, UOL Leia + Banca e um pacote com mais de 50 canais lineares que inclui Band, Band Sports, Band News, Terra Viva, Cultura, Record, Record News, Rede TV, SBT, Arte1, Agro1, Smithsonian Channel, Fish TV e CNN Brasil. A Watch Brasil também transmite eventos esportivos, em parceria com a NSports, e possui uma trilha musical com a Stingray.