A TV Brasil apresenta uma série de atrações ao vivo na faixa Carnavais do Brasil com a folia de várias regiões do país. A emissora pública transmite o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso I de São Paulo, neste domingo (19), do Sambódromo do Anhembi, a partir das 20h30.
A transmissão das agremiações de São Paulo é conduzida por Bruno Barros e Munike Moret com comentaristas e convidados especiais no estúdio da TV Brasil, no Rio de Janeiro. Nesta cobertura do Grupo de Acesso I, eles recebem o pesquisador do carnaval paulistano, Pedro Araújo.
O desfile reúne oito tradicionais escolas de samba que buscam garantir presença na elite do Carnaval de São Paulo em 2024. Este ano, duas agremiações sobem para o Grupo Especial, enquanto outras duas descem para o Grupo de Acesso II.
O regulamento exige no mínimo 800 componentes para o desfile de 50 a 60 minutos. As escolas do Grupo I precisam percorrer o Anhembi com três alegorias. A comissão de frente deve reunir entre seis e 15 integrantes. As agremiações aindam deve ter no mínimo 25 baianas e um casal de mestre-sala e porta-bandeira.
A previsão do horário de entrada de cada escola é Nenê de Vila Matilde, às 21h; X-9 Paulistana, às 22h; Camisa Verde e Branco, às 23h; Vai-Vai, à meia-noite; Morro da Casa Verde, à 1h; Colorado do Brás, às 2h; Pérola Negra às 3h; e Mocidade Unida da Mooca, fechando o desfile, às 4h.
A exibição da folia paulista com as agremiações do Grupo de Acesso I na telinha da emissora pública foi garantida por meio de um acordo entre a TV Brasil e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP).
Na noite deste domingo (19), o canal público ainda traz flashes do desfile das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, da Marquês de Sapucaí; shows do Marco Zero e da Praça do Arsenal, no Recife; e trios elétricos dos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, além de espetáculo do Pelourinho, em Salvador.
Atrações diárias na telinha do canal público
Nos próximos dias, a TV Brasil acompanha a alegria dos foliões nos blocos de rua em várias cidades do país, a festa momesca nos trios e palcos nordestinos. A emissora exibe flashes do desfile das agremiações mirins do Rio de Janeiro na tarde de terça (21).
O canal ainda faz um especial com a repercussão do resultado da folia carioca após a apuração do desfile do Grupo Especial na quarta (22). Os destaques do próximo fim de semana são o desfile das escolas de samba da Série Prata do Rio de Janeiro, na sexta (24) e no sábado (25), e o Desfile das Campeãs de São Paulo, também no sábado (25).
A programação da TV Brasil é sempre ancorada por duplas de apresentadores da própria emissora no Rio de Janeiro. A faixa Carnavais do Brasil tem a participação de convidados e mostra conteúdos temáticos em diversos horários para todos os gostos, além de entradas ao vivo do jornalismo. A festa da cultura popular ganha as telas com flashes e informações da festa nos quatro cantos do território nacional.
A diversão dos cortejos em capitais da folia como Olinda, Recife e Salvador tem destaque na telinha, assim como os bloquinhos que arrastam multidões nas metrópoles carioca e paulista. No nordeste brasileiro, astros se apresentam nos tradicionais circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e nos shows do Pelourinho, na Bahia, e mobilizam a população no Marco Zero e na Praça do Arsenal, em Pernambuco.
A TV Brasil valoriza o conteúdo regional e a diversidade das manifestações da expressão popular. Os blocos afro baianos se intercalam às coreografias de frevo e maracatu pernambucano. Para participar da cobertura, basta utilizar a hashtag #CarnavaisdoBrasil nas redes sociais.
A faixa Carnavais do Brasil é conduzida em esquema de rodízio pelos apresentadores Anna Karina de Carvalho, Bia Aparecida, Bruno Barros, Clarice Basso, Eliane Benício, Luciana Valle, Marília Arrigoni, Morillo Carvalho, Munike Moret, Priscila Rangel, Tâmara Freire e Tiago Alves. Além dos apresentadores, a produção tem a participação de convidados no estúdio para ilustrar a transmissão e comentar as performances.
Durante cerca de dez dias, a programação destaca o que de mais importante acontece no carnaval pelo país. A iniciativa reúne profissionais da própria TV Brasil, canal gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e de afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
A programação Carnavais do Brasil exibe, ao vivo e em rede nacional, a festa de cores, ritmos e diversidade com muito axé, samba, frevo e maracatu. A faixa mostra toda a riqueza cultural de Salvador nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, além de shows do Pelourinho, em parceria com a TVE da Bahia, e as apresentações musicais do Marco Zero e da Praça do Arsenal, no Recife, junto com a TV Pernambuco.
A visibilidade da folia popular também ganha as ondas da Rádio Nacional que forma a EBC junto com a própria TV Brasil e outros veículos públicos como a Rádio MEC e a Agência Brasil. A tradicional emissora tem programação própria e também entra em rede com a TV Brasil. Já a agência de notícias prepara cobertura jornalística sobre a alegria momesca e registra as imagens dos festejos da cultura tradicional.