Foto Narriman Romeiro |
Nesta sexta-feira (17/2), o Metrópolis celebra o retorno das festas de carnaval, após três anos sem comemorações por conta da pandemia. Além de festa, a edição traz histórias que se entrelaçam nas festividades. Com apresentação de Cunha Jr. e Adriana Couto, vai ao ar na TV Cultura, a partir das 19h20.
O programa começa no Sambódromo acompanhando o último ensaio técnico da Escola de Samba Barroca Zona Sul, que este ano homenageia os povos indígenas Guaicurus, e entrevista o presidente da escola Ewerton Rodrigo, vulgo Cebola, colaboradores e integrantes da Barroca.
Sobre os blocos de carnaval de São Paulo, o videorrepórter Rodrigo Leitão acompanha o ensaio de dois blocos conhecidos, a Charanga do França, projeto na Santa Cecília, e Os Capoeira, onde a percussão é a chave motriz da festa toda e que vai às ruas como o tema "Aquilombando a Cidade", valorizando o quilombo que existe na essência da Casa de Cultura.
E para quem curte carnaval, mas pula fora das aglomerações, a atração apresenta a exposição ‘Sua Majestade: Henricão’, que celebra a vida, produção e relevância do primeiro rei momo negro de São Paulo, no Centro Cultura da Penha, com entrevistas de Wilminha da Silva (ex-nora do Henricão e detentora de parte do acervo) e a curadora Patrícia Almeida.
Por fim, no sofá do Metrópolis, os atores Rosi Campos e Cassio Scapin contam sobre o Especial Castelo Rá-Tim-Bum: Reencontro, parceria entre a emissora e a Oreo, que vai ao ar na TV Cultura no dia 25 de fevereiro.