Pular para o conteúdo principal

Canal Arte1 estreia série Ancestralidades

A escritora Ana Maria Gonçalves participa do primeiro episódio (Divulgação/Canal Arte1)

O canal Arte1 estreia na quinta-feira, 2 de março, às 22h30, a série Ancestralidades, uma produção própria, feita em parceria com o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal. Em seis episódios, de meia hora cada um, a série dirigida pela cineasta Joyce Prado investiga como artistas e pesquisadores negros têm se mobilizado na busca por libertação e emancipação.

A arte contemporânea desdobra-se em suas várias linguagens para se provar arena fundamental no avanço de estratégias de permanência, resistência, existência e restituição da subjetividade do povo negro. Ancestralidades nos convida a refletir sobre a responsabilidade da história da arte na consolidação de uma imagem inferiorizada e subjugada dessa população. E mostra como estéticas trabalham para o fortalecimento da identidade negra no Brasil, a redução dos impactos da escravização mercantil, as reflexões sobre os efeitos da diáspora, o combate ao racismo estrutural, e a disseminação da cosmovisão de matriz africana.

Entre os participantes da série estão: a escritora Ana Maria Gonçalves, os artistas visuais Dalton Paula e Rosana Paulino, o músico e performer Novíssimo Edgar, os cineastas Joel Zito Araújo e André Novais Oliveira, o músico Tiganá Santana, e a atriz e dramaturga Grace Passô.

"É como uma travessia, guiada pelas partilhas de cada entrevista, território e obra. A proposta é trazer a confluência das distintas expressões artísticas e tempos que atravessam e reverberam no hoje. Essa confluência e presença são a Ancestralidade sob perspectiva na série", diz a diretora Joyce Prado.

Jader Rosa, gerente do Núcleo do Observatório Itaú Cultural, afirma que dar visibilidade às narrativas e corporeidades negras é uma preocupação do Ancestralidades desde o lançamento da plataforma, e que ele segue presente em todos os episódios da série. "Essa produção está alinhada com esse propósito de mostrar como as identidades negras são fundamentais para entendermos a história do Brasil", destaca.

Mariana Almeida, diretora executiva da Fundação Tide Setubal, destaca a pluralidade de perspectivas epistêmicas e subjetivas apresentadas durante as entrevistas. "As pessoas ouvidas destacam, a partir das suas especialidades e das suas áreas de atuação, a riqueza artística e intelectual inerente às ancestralidades afro-brasileiras. Assim como na plataforma, a série revela biografias, trajetórias e marcos históricos por meio dos processos de construção pessoal das participantes".


Origem

A série é mais uma extensão – agora para o audiovisual – das ações ligadas à Ancestralidades www.ancestralidades.org.br, plataforma lançada em novembro de 2021 pelo Itaú Cultural e Fundação Tide Setubal. No ano passado, foi lançado o edital Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2022, direcionado à pesquisa de pessoas pretas maiores de 18 anos sobre ciência e tecnologia em perspectiva com os múltiplos saberes afro-brasileiros. Foram selecionadas 12 pesquisas disponíveis na plataforma.

Com um conselho composto pela escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana, tem como proposta formar e criar repertórios sobre ancestralidades. Conta, atualmente, com cerca de 155 biografias e trajetórias, mais de 50 marcos históricos e aproximadamente 80 termos e conceitos, além de conjunto de informações sobre a temática da espiritualidade, redigido por um grupo de pesquisadores a partir da perspectiva das nações de candomblé Jeje, Ketu e Angola, e da umbanda.


Confira o teaser da série aqui


Saiba mais sobre cada episódio de Ancestralidades

Episódio 1: Estéticas da Fé

A escritora Ana Maria Gonçalves, o diretor Joel Zito Araújo e o músico e performer Novíssimo Edgar, entre outros, refletem sobre o impacto de sua relação com a fé no processo criativo. Eles falam da ligação entre as religiões de matriz africana e o sincretismo religioso no Brasil.

Episódio 2: Estéticas da Familiaridade

No segundo capítulo de Ancestralidades, a pesquisadora Leda Maria Martins junta-se a artistas como Rosana Paulino, Dalton Paula e Tiganá Santana para debater o tamanho do impacto que a história de suas famílias, ou a ausência de registros do passado, têm em suas obras.

Episódio 3: Estéticas da Diáspora

Como a diáspora reverbera nas artes? Entre os participantes deste episódio de Ancestralidades estão: o fotógrafo Eustáquio Neves, o cineasta André Novais Oliveira e a artista visual Silvana Mendes.

Episódio 4: Estéticas do Cinema Negro

No cinema, são muitos os realizadores empenhados na busca por estéticas libertadoras para o povo negro, tanto em termos de narrativas quanto na construção imagética. As pesquisadoras Kênia Freitas e Lyara Oliveira, e os diretores Joel Zito Araújo, André Novais Oliveira e Glenda Nicácio, e a produtora Darwin Marinho falam disso.

Episódio 5: Estéticas da Dramaturgia Negra

O quinto episódio da série Ancestralidades mergulha na dramaturgia e ouve protagonistas da cena contemporânea como Grace Passô e Leda Maria Martins.

Episódio 6: Estéticas em Espiral

A série Ancestralidades termina com a participação de todos os artistas e pesquisadores ouvidos nos episódios anteriores para uma grande elaboração coletiva sobre suas realizações pessoais e artísticas.


HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

Estreias às quintas: 22h30

Reprises: Sexta 17h30; Sábado 8h30; Terça 11h30 e 21h30

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Estrela da Casa - Os próximos passos e música do finalista Matheus Torres

Foto: Globo/Manoella Mello Matheus Torres entrou no 'Estrela da Casa' com uma perspectiva sobre si mesmo que mudou durante a competição. Achava que o perfil de artista que construiu ao longo de dez anos de carreira, antes do programa, era o único que conseguiria entregar ao público. Quando se deparou, no  reality , com tudo que poderia fazer em cima dos palcos e com a possibilidade de cantar para pessoas que estão na plateia para ver sua apresentação, teve medo. No lugar de paralisar, escolheu alimentar a faísca do que chama de seu "eu artista romântico", aquele que pode se conectar com quem o assiste. Acredita que essa entrega tenha sido correspondida pelo público, que o salvou nas votações de três Duelos e três Batalhas. "É uma honra muito grande saber que não só na final o Brasil me pegou no colo e me colocou no jogo, mas também nos três Duelos e nas três Batalhas que enfrentei. Saber que, aqui fora, tanta gente torcia por mim, tanta gente queria v

Estrela da Casa - Os próximos passos e música da finalista Unna X

Foto: Globo/Manoella Mello A ficha de Unna X ainda não caiu. Depois de se consagrar como terceira colocada na temporada de estreia do ‘Estrela da Casa’, na noite desta terça-feira (1), a cantora ainda está assimilando tudo o que aconteceu. “Os sonhos realmente se tornam realidade. As oportunidades vão vir. Até um dia desse eu estava fazendo faxina, agora do nada eu estou na Globo. Que doideira! Até agora não acredito”, conta. Representante do pop na competição, Unna viveu todas as experiências do  reality : encarou Duelo, Batalha, foi Estrela da Semana, Dono do Palco, Hitmaker... ainda se apaixonou e fez amizades que quer levar para a vida. Na entrevista abaixo, a cantora, que nasceu nos Estados Unidos, relembra tudo o que passou na competição, enumera os aprendizados que vai levar para a carreira e a vida, e conta como quer ser recebida pelo mercado musical daqui para frente. Você foi uma das finalistas do ‘Estrela da Casa’. Qual é o sentimento de ter chegado até aqui? É s

Lifetime Movies estreia a minissérie Dawn, baseada em romances da autora V.C. Andrews

Promo:  https://aeole.app.box.com/s/wyqimq4ie7alnzeebg3pv61nyfatq14h Inspirada na saga de romances  Dawn Cutler  da autora bestseller V.C. Andrews,  Dawn , a nova minissérie do  Lifetime , estreia neste fim de semana com dois capítulos inéditos. O canal exibe com exclusividade os filmes e séries inspirados em obras de Virginia Cleo Andrews, como  O Jardim dos Esquecidos  e a  Saga Landry , entre outros dramas familiares repletos de segredos e amores proibidos. Dawn  tem quatro episódios, e cada um deles se concentra em um dos romances  Dawn Cutler  de Andrews:  Capítulo Um: Descobrindo a Verdade ,  Capítulo Dois: Segredos Revelados ,  Capítulo Três: A Filha do Crepúsculo  e  Capítulo Quatro: Um Novo Começo . A trama investiga as histórias sombrias e distorcidas das famílias Cutler, Booth e Longchamp. Na trama, Brec Bassinger ( Stargirl ) assume o papel príncipal como Dawn Longchamp e será acompanhada pela vencedora do Emmy, Donna Mills ( Não! Não Olhe !) como Lillian Cutler

Confira a programação da TV Globo entre os dias 28 de setembro a 04 de outubro

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 28/09/2024 04:10 Corujão I - Central do Brasil 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 13:00 Horário Político 13:10 Praça TV - 1ª Edição 13:20 Globo Esporte 13:40 Jornal Hoje 14:20 Edição Especial - Cabocla 14:45 Sessão de Sábado - Garfield: O Filme 16:20 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Horário Político 2024 20:40 Jornal Nacional 21:30 Mania de Você 22:40 Estrela da Casa 23:20 Altas Horas 01:10 Faixa Combate - Jungle Fight 01:55 Supercine - Cinquenta Tons de Liberdade 03:30 Família é Tudo Domingo, 29/09/2024 04:15 Corujão I - A Corrente do Bem 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empresa

Confira a programação da Record entre os dias 23 a 29 de setembro

Foto: Reprodução/Internet 23.09.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 APOCALIPSE 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H50 JORNAL DA RECORD 20H30 HORÁRIO POLÍTICO 20H40 JORNAL DA RECORD 21H00 FORÇA DE MULHER 21H45 GÊNESIS 22H30 A FAZENDA 23H45 CHICAGO MED: ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA 00H30 BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 24.09.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 APOCALIPSE 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLET