“As pessoas colocam muito glamour na confeitaria; o primeiro passo é conhecer a profissão”, aconselha Beca Milano para quem está começando na área

Beca Milano veste azul; Leila veste preto e Roberta veste branco (Foto: Rogério Pallatta/SBT)


“Pod Ser Melhor” desta segunda-feira, 13 de fevereiro, debate sobre autoconfiança e autoestima. Na roda de conversa, a apresentadora Roberta Miguel recebe Beca Milano, jurada do Bake Off Brasil e Chef Confeiteira e Leila Navarro, palestrante motivacional e autora de diversos livros. O episódio vai ao ar às 18h no canal do SBT no YouTube.

Leila Navarro explica como desenvolver coragem em um mundo de incertezas: “Somos um dos países em que as pessoas têm menos confiança um no outro. Na realidade, a gente não conquista confiança, a gente inspira a confiança e você inspira a confiança a partir da sua autoconfiança. Quando você não tem autoconfiança, o outro desconfia de você, o outro não se sente seguro. O segredo para autoconfiança é a autoestima”.

“Ninguém te crítica e ninguém te elogia, você se sente criticado e elogiado de acordo com o que você pensa. Precisamos nos organizar e escolher nossos pensamentos [...]. Tudo isso vai alimentando nossa alma e nossa autoestima; e da nossa autoestima à nossa autoconfiança”, pontua Navarro.

Beca alega que a paixão pela confeitaria nasceu desde quando ela era criança por influência da mãe, da avó e da madrinha, que sempre a incentivaram. Esse sentimento foi aumentando conforme ela foi crescendo, mas a Chef expõe que sua primeira faculdade não foi exatamente na área de confeitaria. 

“Quando eu fui fazer o curso superior, a faculdade, não tinha cursos profissionalizantes para essa área ainda, isso é muito recente, e eu acabei caindo na área diferente, que é a farmácia, que todo mundo acha que é bem diferente, mas minha escolha foi justamente esse sonho de trabalhar com alimentação. Para quem não sabe, o farmacêutico tem grande atuação na indústria de alimentos, então, na época, eu pesquisei muito e descobri que a farmácia tinha essa ligação com alimentação; eu fiz farmácia, me formei, achei que ia entrar na indústria de alimentos, não consegui, e que bom, porque as coisas acontecem na nossa vida com propósito", afirma Milano.

“A gente vai aprendendo com o tempo a se aceitar e não ter medo de errar. Acho que muitas pessoas não vão atrás de seus sonhos ou acham que não são capazes, porque elas têm medo de errar, tem medo da crítica. A primeira coisa é justamente isso, acreditar que a gente pode, que a gente consegue e não ter medo de tentar. Errar é aprendizado, faz parte do crescimento errar”, pontua Beca.

As convidadas respondem o público e ajudam com dicas de como mudar de carreira, como encontrar um estágio, entre outras.

“As pessoas que gostam da confeitaria podem começar a experimentar em casa, claro que tem que ter um planejamento para que as coisas aconteçam, para que as pessoas consigam fazer as vendas, ter as clientelas. Depois que esses programas de gastronomia começaram, as pessoas colocam muito glamour na confeitaria, na cozinha e isso me preocupa um pouco. Algumas pessoas acham que essa profissão é apenas o resultado final. O primeiro passo é tentar um estágio em um restaurante e isso que a Leila falou, oferece seu serviço, a pessoa precisa saber a realidade da profissão para saber se quer continuar e se quer se desenvolver naquilo, então, o primeiro passo é conhecer a profissão que você quer entrar, e o segundo passo é buscar oportunidades, leva seu currículo, não tenha medo de falar com as pessoas”, compartilha a artista gastronômica. 

“A gente cria umas fantasias e valoriza tanto mais o outro, e o outro é que nem a gente, ele sente a mesma dor que a gente, os mesmos medos que a gente sente, e quando a gente conversa com alguém madura é legal porque a gente vê a coragem”, diz Leila.

A palestrante traz ainda um exemplo pessoal de autoestima: “Quando eu vou dormir de noite, eu durmo sozinha, de camisola perfumada, cheirosa, com Jequiti, maravilhosa. Estou pronta para dormir, em um dia maravilhoso e falo: ‘Alexa, aplausos!’”.

“Aplauso é uma coisa que em qualquer lugar do mundo que você recebe você fica feliz, sem jeito. Aparenta ser bobagem, mas você tá agradecendo [...]. Eu me amo, eu me respeito e me admiro, a gente só dá o que tem. A gente fica muito preocupado no que o outro vai fazer, o que o outro vai pensar, mas cuida de você, se trata bem, seja a melhor companhia para você”, finaliza Navarro.


O “Pod Ser Melhor” vai ao ar quinzenalmente, às segunda-feira, às 18h00 no canal do SBT no YouTube e nas plataformas de áudio.

“As pessoas colocam muito glamour na confeitaria; o primeiro passo é conhecer a profissão”, aconselha Beca Milano para quem está começando na área “As pessoas colocam muito glamour na confeitaria; o primeiro passo é conhecer a profissão”, aconselha Beca Milano para quem está começando na área Reviewed by Pablo on fevereiro 13, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.