Divulgação TV Cultura |
A TV Cultura exibe o segundo episódio da série inédita “Diretas Já”, com direção e apresentação do jornalista Paulo Markun, neste sábado (21/1), a partir das 22h30. Em seis episódios de 52 minutos, a produção compõe um amplo painel da luta pela democracia no Brasil, desde o golpe de 1964 até a posse de José Sarney, em 1985, antes de rememorar e contextualizar um dos momentos mais importantes da história recente.
O segundo episódio mostra o Vale do Anhagabaú, cenário do penúltimo capítulo da luta pelas Diretas e, em seguida, faz um flashback, apresentando depoimentos de lideranças e militantes que foram para o exílio durante a ditadura. Os integrantes também rememoram os atos institucionais e a progressão do endurecimento do regime até o AI-5, em 1968, que levou a uma debandada dos perseguidos para longe do Brasil.
A produção cinematográfica foi realizada com recursos da Ancine e apoio da Cine Brasil TV, e licenciada para a TV Cultura. Foram 143 depoimentos exclusivos, captados entre 2014 e 2017. A produção foi finalizada em 2018, mas entraves burocráticos retardaram sua exibição.