A TV Brasil exibe o terceiro episódio inédito da série documental Soldados de Caxias, produção própria da emissora pública, nesta segunda (2), às 21h30. Com o título "Guerreiros de Caatinga", a edição do seriado fica disponível no app TV Brasil Play.
O programa desta semana ressalta a importância estratégica da região Nordeste na defesa do país. A série entrevista especialistas que explicam temas apresentados durante a edição, como o surgimento do conceito de pátria e a formação da nacionalidade, além de fatos marcantes da história do Brasil.
A produção original realizada pelo canal público também aborda o legado da experiência de diversos conflitos contra os invasores estrangeiros. Um dos combates culminou com a expulsão dos holandeses na histórica Batalha de Guararapes. A disputa é considerada referência na origem do Exército Brasileiro.
O seriado destaca, ainda, a formação dos guerreiros de caatinga. A atração mostra como é a formação e a preparação para sobreviver e combater em condições extremas do clima árido do sertão nordestino. As tropas têm treinamentos com técnicas de sobrevivência e de guerra em um bioma unicamente nacional.
O litoral sul de Pernambuco é assunto de outro programa em cartaz na telinha da emissora. A série Brasil Visto de Cima traz um episódio sobre a costa do estado nordestino na programação da TV Brasil nesta segunda (2), mais cedo, logo antes da produção Soldado de Caxias, às 21h.
Sobre a produção
Em treze episódios, a série documental Soldados de Caxias dá visibilidade às diversas atividades do Exército Brasileiro. O seriado apresenta os locais de trabalho da corporação e explica como funcionam as ações de variados setores que abrangem tanto o "Braço Forte" quanto a "Mão Amiga", slogans do Exército.
A primeira temporada da atração da TV Brasil percorre desde a formação até as operações especiais, passando também pela atuação de tropas em missões de paz e na proteção das fronteiras, além de regiões importantes como Amazônia e Caatinga.
Produzido em parceria com o Exército Brasileiro, o seriado documental da vai ao ar toda segunda-feira, às 21h30. A obra audiovisual tem horário alternativo na programação da emissora aos domingos, às 20h30. Também pode ser acompanhada no app TV Brasil Play.