A plataforma de streaming Spotify revelou, na última semana, dados sobre os podcasts mais ouvidos este ano. O "Matéria Bruta", que transmite a íntegra de entrevistas feitas pela equipe de jornalismo do canal Curta!, figurou no grupo de 1% dos mais compartilhados em todo o mundo. Mais da metade desses compartilhamentos - 61% deles - foram feitos via Whatsapp.
Em 2022, foi registrado um aumento de 35% no número de ouvintes e 85% no número de seguidores e de streamings do "Matéria Bruta", apenas no Spotify. A Apple Music e o YouTube, entre outras plataformas, também abrigam o podcast.
Inaugurado no fim de 2019, o "Matéria Bruta" traz conversas com artistas e pensadores como Djamila Ribeiro, Luiz Antonio Simas, Nilton Bonder, Adriana Calcanhotto, Teresa Cristina, Vladimir Safatle, Zelia Duncan, Sebastião Salgado, entre outros. O episódio mais ouvido neste ano foi "Uma biografia da Depressão com Christian Dunker".
O canal Curta! produz e exibe em seus intervalos tipicamente quatro a cinco novas matérias por semana, nos mesmos temas de sua grade de programação: música, artes visuais/cênicas, cinema, literatura/pensamento e História e sociedade, em edições com, em média, três minutos de duração para cada matéria.
O podcast Matéria Bruta foi uma iniciativa de Juliana Zalfa, 23 anos, agora associada do canal Curta!, com apoio das equipes de jornalismo, design e promoção do canal.
As estatísticas divulgadas pelo Spotify indicam ainda a distribuição da audiência por gêneros (50% de homens, 47% de mulheres, 2% de não especificado e menos de 1% de não binários) e faixas etárias (37% são de pessoas entre 18 e 34 anos, 53% entre 35 e 59 anos e 10% acima de 60 anos).