A terceira temporada do programa Cena Instrumental, atração original da TV Brasil, termina com a performance do grupo Fernando Del Rio Orchestra neste sábado (10). Apresentado por Bia Aparecida, o conteúdo que integra a faixa musical do canal público ainda pode ser visto no app TV Brasil Play.
A última edição inédita da produção vai ao ar excepcionalmente às 23h, logo após a exibição especial do show da final do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil, organizado de forma integrada pela Rádio MEC e Rádio Nacional pela primeira vez para comemorar o centenário do veículo no país.
Além da janela na telinha, o Cena Instrumental também está na programação da Rádio MEC. Os episódios do programa vão ao ar pela emissora aos sábados, às 21h. A atração musical televisiva ainda pode ser acompanhada na rádio pública em horário alternativo às segundas, às 23h, e às sextas, às 22h.
Som latino-americano embala término da leva de episódios
O décimo terceiro programa da temporada do Cena Instrumental recebe o grupo Fernando Del Rio Orchestra. Com repertório autoral, o conjunto faz uma apresentação exclusiva marcada pela forte influência de candombes uruguaios, choros e boleros cubanos.
Durante a atração, o pianista Fernando Leitzke fala sobre esse trabalho artístico que combina estilos em uma interpretação autêntica. O espetáculo em cartaz na TV Brasil oferece ao telespectador a oportunidade para conferir um delicioso baile que homenageia a rica e diversa música latino-americana.
A banda reúne experientes instrumentistas da cena musical do país. A formação inclui os músicos Fernando Leitzke (piano acústico), Eduardo Neves (sax e flauta), Pedro Aune (contrabaixo acústico), Rui Alvim (clarinete e sax), Aquiles Moraes (trompete), Marcus Tadeu (bateria), Fabricio Reis (percussões).
No decorrer do programa, o pianista gaúcho Fernando Leitzke conta a origem do grupo, destaca gravações especiais e menciona algumas das principais composições autorais interpretadas pelo conjunto. O convidado aborda esse entrosamento e a relação dos integrantes com a música regional.
A banda seleciona obras autorais para a gravação inédita do Cena Instrumental no estúdio 3 da emissora pública. As canções escolhidas para o programa da TV Brasil são "Candombaile", "Cumbia de Las Ocho", "La Muerte Del Sargento", "Mas que Rica Chinoquinha", "Tus Besos" e "Chaleira Quente".
Sobre a produção
Admirada no país e no exterior, a música instrumental ganha uma janela para o público na TV Brasil durante o programa Cena Instrumental, produção apresentada pela jornalista e cantora Bia Aparecida na telinha do canal público.
O Cena Instrumental busca ampliar os horizontes da música na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.
Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas com liberdade e improvisos que atestam o virtuosismo dos convidados.
No ar aos sábados, às 23h15, o programa apresenta personalidades consagradas e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.
Com direção de Maíra de Assis em sua terceira temporada, o Cena Instrumental ainda traz depoimentos exclusivos dos convidados. Esses trechos aprofundam a experiência do público com o universo da rica música instrumental brasileira.
A produção ainda apresenta uma versão radiofônica nas ondas da Rádio MEC. A sequência na emissora não segue a mesma ordem da televisão. O programa está no ar aos sábados, às 21h. A atração musical ainda pode ser ouvida em horário alternativo às segundas, às 23h, e também às sextas, às 22h.