Caminhos da Reportagem acompanha produção de vinho nos pampas


A penúltima edição inédita da temporada especial do jornalístico Caminhos da Reportagem destaca uma tradição que veio com os imigrantes para o sul do país: a produção de vinhos e de espumantes. O programa deste domingo (18), às 22h, na TV Brasil, percorre a Campanha Gaúcha para conhecer os vinhos, os produtores e as histórias por trás das vinícolas que se distinguem no cenário nacional.

A atração da emissora pública integra a série temática "Riquezas da Nossa Terra", produzida em parceria com o Sebrae. O conteúdo aborda os vinhos tintos, brancos e rosé da Campanha Gaúcha, região que recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) em 2020, pela qualidade do produto desenvolvido no local.

Situado na fronteira brasileira com o Uruguai e Argentina, a Campanha Gaúcha chama a atenção por ser uma área quente no verão e com menor volume de chuvas. Essa condição beneficia as uvas viníferas, produzindo vinhos de qualidade. A equipe do Caminhos da Reportagem foi até o sudoeste do Rio Grande do Sul mostra o trabalho desenvolvido na região.

Na vinícola Campos de Cima, em Itaqui, Hortência e José Ayub investiram em uvas numa época em que pouco se falava de vinho por ali. O casal celebra o sucesso da iniciativa. "Eu me lembro muito da primeira garrafa de vinho que produzimos, foi como ter um filho nas suas mãos, porque você começa todo o trabalho do nada", lembra Hortência. José avalia que a presença da vinícola abriu as portas para outros negócios. "Depois que a gente implantou a área de vinho, já tem gente plantando aqui noz pecan e oliveiras", conta.

Em 2006, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) criou o curso de bacharelado em Enologia. Uma aposta que, para a reitora do campus do município de Dom Pedrito, Nádia Bucco, deu certo. "Temos profissionais renomados como professores e isso faz com que os nossos alunos saiam como profissionais de excelência", afirma. A demanda por enólogos ainda é maior do que a universidade consegue formar.

A Guatambu optou por ser uma vinícola de boutique, com pequenos lotes, limitados e garrafas numeradas. As vendas, durante a pandemia aumentaram 60%. Uma realidade vista também por outros produtores, como Renê Almazar, co-proprietário da Bodega Sossego.

"Na pandemia teve bloqueio de fronteiras, o dólar ficou alto e as pessoas acabaram tendo acesso ao vinho brasileiro, quase que forçado, porque era o que tinha, mas tiveram uma surpresa muito agradável", pondera o entrevistado.

A cooperação entre os produtores é essencial. A vinícola Batalha, por exemplo, além da produção dos próprios vinhos e ser aberta ao turismo, também fabrica vinhos para outras marcas. "O produtor traz a uva e nós fazemos o vinho, isso é uma característica muito forte na Campanha Gaúcha, essa parceria entre quem tem uma marca comercial e as vinícolas", afirma.


Ficha técnica

Reportagem: Ana Graziela Aguiar

Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco

Auxílio técnico: Marcelo Vasconcelos

Produção: Carol Oliveira e Tiago Bittencourt

Edição de texto: Carina Dourado

Edição de imagens e finalização: André Eustáquio

Arte: Júlia Gon


Destaque para produtos diferenciados

A temporada temática do programa jornalístico Caminhos da Reportagem visita áreas mapeadas do país conhecidas pelo desenvolvimento de produtos específicos que garantiram à localidade a certificação própria de Indicação Geográfica. O Sebrae tem papel fundamental para realizar a identificação e contribuir na pauta do conteúdo apurado pelas equipes da TV Brasil para o lançamento da série "Riquezas da Nossa Terra".

Além de acompanhar o processo da produção da cachaça em Paraty, a atração aponta várias referências que se distinguem dos itens semelhantes disponíveis no mercado em diferentes regiões do país. O canal público aponta elementos com propriedades exclusivas que os diferenciam em função de inúmeros aspectos associados, por exemplo, aos recursos ambientais, como solo, vegetação, clima e modo de cultivo.

Os produtos também se evidenciam na comparação a similares em virtude de sua natureza e de seu caráter nutritivo. Os registros incluem vinhos, espumantes, frutas, farinhas, obras de artesanato e produtos têxteis, entre outros, cada qual com seu próprio selo. A reputação é uma qualidade característica desses itens.

A distinção alcançada assegura vantagem competitiva. Também move o trabalho de diversos profissionais com atuação relacionada aos respectivos produtos como produtores e comerciantes. A leva de negócios ainda desenvolve novos públicos e fomenta o consumo. Essa dinâmica ajuda a consolidação das tradicionais iguarias e dos saberes locais por gerações bem como sua potencialização das atividades de turismo.

A marca de Indicação Geográfica privilegia localidades que provaram a origem e a procedência de seus artigos singulares, as duas denominações possíveis de espécie para produtos agropecuários. Muitos também são considerados patrimônios imateriais e trazem contextos que favorecem a transformação social.

A conquista deste registro consolida atrativos com atributos únicos. A iniciativa estimula a economia local, movimenta as cidades e gera frutos em prol dos moradores. Todos se beneficiam pelo reconhecimento da cultural regional e ganham também com o aumento da circulação de pessoas diante da demanda turística.


Destinos e produtos da temporada

Os conteúdos do especial em cartaz na telinha da TV Brasil já apresentaram itens como a cachaça de Paraty; a goiaba paranaense de cidade de Carlópolis; o café mineiro da Serra da Mantiqueira; e o mel de melato catarinense de Bracatinga, no planalto sul do país.

A temporada inédita do programa Caminhos da Reportagem também conferiu destaque em matérias especiais para o cacau do sul baiano; o queijo de Marajó, no Pará; a lavoura de açafrão no município de Mara Rosa, em Goiás; e o socol produzido no Espírito Santo.

A sequência final da série "Riquezas da Nossa Terra" oferece visibilidade às obras de artesanato do bordado filé, da região das Lagoas Mundaú e Manguaba, no estado de Alagoas; à farinha de mandioca, de Cruzeiro do Sul, no Acre; e ao guaraná dos povos indígenas no Amazonas.

Entre outras delícias de dar água na boca, a temporada ainda leva o público a um passeio pela campanha gaúcha para acompanhar a produção dos vinhos e espumantes. O telespectador conhece as técnicas desenvolvidas no vinhedo para padronizar a qualidade da uva.


Sobre o programa

Produção semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br.

Caminhos da Reportagem acompanha produção de vinho nos pampas Caminhos da Reportagem acompanha produção de vinho nos pampas Reviewed by Pablo on dezembro 16, 2022 Rating: 5
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