Foto Nadja Kouchi |
A TV Cultura exibe neste domingo (6/11), a terceira eliminatória do Prelúdio, programa consagrado por revelar talentos da música clássica. Sobem ao palco da atração mais quatro candidatos que disputam duas vagas nas semifinais. Apresentado pelo maestro Júlio Medaglia e por Roberta Martinelli, o programa tem transmissão simultânea na TV Cultura e Rádio Cultura FM (103,3), a partir das 16h.
Os jovens que se apresentam nesta edição do Prelúdio são: Maura Jansson, de Tatuí (SP), tocando no Tímpano o Concerto para Tímpano e Orquestra Op. 211, de Cyril Plante; no violino, Rafael Gonçalves Sanches, de Santa Bárbara do Oeste (SP), executa I. Allegro moderato, do Concerto para Violino em Ré Maior, de Tchaikovsky; o oboísta Lucas Sanches Ribeiro Crispim, de Guarujá (SP), que traz Richard Strauss, com o primeiro movimento do Concerto para Oboé em Ré Maior do compositor; e por fim, no piano, Jessé Souza, de Fazenda Rio Grande (PR) toca I. Allegro affettuoso do Concerto para Piano, op.54, em Lá menor, de Robert Schumann.
O júri especializado que tem a difícil missão de selecionar quais são os músicos que passam para a próxima fase do programa é formado pelo produtor musical João Marcello Bôscoli, a maestrina Alba Bomfim, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo e o percussionista Caito Marcondes.
No domingo (13/11) irá ao ar a última eliminatória do Prelúdio, que irá selecionar mais dois candidatos para as semifinais, totalizando oito. Destes, apenas quatro estarão na grande final, dia 4 de dezembro, no Teatro B32. O vencedor da competição musical será premiado com uma bolsa de estudos de dois anos na prestigiada Academia de Música Franz Listz, na Hungria.
Sobre o Prelúdio
Existente desde 2005, o Prelúdio é um tradicional programa de música clássica da TV Cultura. Com formato inédito, tem como apresentadores o maestro Júlio Medaglia e a radialista Roberta Martinelli, que juntos levam tradição e jovialidade, objetividade e emoção às edições.
O programa abre portas do mercado de trabalho e de conceituadas instituições educacionais no Brasil e no exterior para os jovens talentos do país. Além da experiência única de tocar como solistas de uma orquestra, os participantes ainda ganham exposição diante de um grande público que faz parte da audiência do programa na televisão e nas redes sociais.
Ao longo de mais de dez anos, o Prelúdio premiou vários talentos que hoje fazem parte das maiores orquestras do Brasil e lançou jovens que se destacam como grandes solistas da música erudita.