Produção original da emissora exibe novas edições inéditas da série
A TV Brasil apresenta o sétimo programa inédito da temporada de estreia do seriado Os Federais nesta segunda (28), às 22h, logo após o bate-papo do Sem Censura. O novo episódio da produção, que revela a estrutura da Polícia Federal, aborda o trabalho da perícia e o serviço de identificação civil e criminal.
A série documental tem horário alternativo na programação do canal aos domingos, às 20h30, depois do compacto da novela A Terra Prometida. Os conteúdos da atração original produzida pela emissora pública também são disponibilizados no app TV Brasil Play.
Tecnologia na perícia e no processo de identificação humana
A informação é um dos bens mais preciosos do século 21. Esse valor é ainda maior ao se referir à identificação humana, tema do novo episódio inédito da série Os Federais, da TV Brasil. O documentário esclarece a importância de gerir um banco de dados, com informações civis e criminais, de quem vive e circula pelo país. A tarefa tem grande relevância para a soberania nacional.
O seriado mostra que a Polícia Federal é uma das instituições responsáveis por colher e tratar essas informações. Os dados apurados servem de suporte ao exercício pleno da cidadania no território brasileiro. A edição semanal do programa aborda justamente a forma de lidar com os meios de identificação e a gestão desse precioso banco de dados.
A produção do canal público elucida a diferença entre identificação civil e criminal. O Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal (INI) exerce um papel essencial e de referência em qualidade. A atribuição emprega as melhores tecnologias disponíveis e fornece a documentação necessária para o gozo de direitos fundamentais.
Durante a atração, diversas categorias profissionais que atuam nessa área são apresentadas. Os papiloscopistas e pesquisadores da entidade desempenham tarefas de interesse público na rotina e são convocados a contribuir em casos de grande repercussão nacional.
Já o Instituto Nacional de Criminalística (INC) é um outro braço da Polícia Federal que complementa o serviço de identificação. A obra audiovisual da TV Brasil acompanha vários setores de perícia associados a departamentos ligados às especializações de peritos criminais.
Além das áreas de perícia geral, como documentoscopia, balística, bombas e explosivos, o seriado destaca as investigações que contemplam ainda as perícias externas, referentes aos locais de crimes, e também as ações voltadas à identificação de vítimas de desastres.
Sobre a produção
A série documental Os Federais é uma atração original da TV Brasil que revela a estrutura da Polícia Federal, uma das instituições públicas mais respeitadas e admiradas do país. Em 13 episódios, o seriado inédito faz uma imersão no universo de conhecimento, investigação, tecnologia e dedicação do órgão na defesa da sociedade brasileira.
Com um olhar cuidadoso sobre as diversas áreas de atuação da PF, a produção mostra desde o processo de formação do policial, passando por temas sensíveis e instigantes, como inteligência, perícia criminal e combate ao crime organizado. Além da função clássica de polícia judiciária, os documentários mostram os diversos serviços relevantes prestados pela PF.
O projeto de parceria entre Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil, e a Polícia Federal começou há pouco mais de um ano, ainda durante o período de pandemia. A série Os Federais é o principal produto gerado pela cooperação entre os dois órgãos.
Entre os assuntos abordados nas edições prévias da primeira temporada do seriado estão a formação dos policiais, a atuação na Tríplice Fronteira, o trabalho de treinamento no canil, as operações marítimas, a segurança de autoridades e as missões aéreas.
A obra audiovisual apresentada pela emissora pública às segundas, às 22h, tem horário alternativo na programação da TV Brasil aos fins de semana. O canal exibe os documentários também aos domingos, às 22h. O conteúdo fica disponível no site e no aplicativo TV Brasil Play.