Seu Jorge, Paula Lima, Silvio Almeida e Graça Machel estão nos especiais da TV Cultura na Semana da Consciência Negra
Seu Jorge e Paula Lima - Reprodução: Instagram |
Em celebração à Semana da Consciência Negra, a TV Cultura preparou uma programação especial dedicada à data. A partir desta sexta (18/11), diversos programas da emissora abordarão o tema, incluindo o Estação Livre, em edição especial, com plateia, que recebe Silvio Almeida, Dulce Pereira e Paula Lima; o Metrópolis homenageia os 80 anos de Milton Nascimento; o Entrelinhas fala sobre a historiadora Beatriz Nascimento; o Persona traz entrevista inédita com Leci Brandão; Seu Jorge ocupa o centro do Roda Viva; e o Negros em Foco entrevista Graça Machel, ex-primeira dama da África do Sul e ativista de direitos humanos e política.
Para finalizar, a Cultura exibe ainda a 20ª edição do Troféu Raça Negra, que contará com a presença de autoridades, personalidades e celebridades, na Sala São Paulo, numa realização da Universidade Zumbi dos Palmares e da ONG Afrobras.
Confira abaixo os destaques da programação especial:
Sexta-feira (18/11)
- Metrópolis - Consciência Negra é também a celebração das pretas e pretos. A edição evoca a data com a celebração do Bituca, Milton Nascimento. Através de acervos de imagens, depoimentos de amigos, artistas, experts em música, e uma peça musical que o homenageia, o Metrópolis faz um programa especial pelos 80 anos do irreverente Milton Nascimento e toda sua contribuição para a música brasileira. Participam da atração a jornalista Maria Dolores, o ator Thiago Barbosa que vive Milton Nascimento nos palcos e Dennis Carvalho, diretor da adaptação. Com apresentação de Adriana Couto e Cunha Jr., o programa vai ao ar a partir das 19h20.
Foto Nadja Kouchi
|
- Estação Livre -- O programa celebra o Dia da Consciência Negra com luta, conscientização, mas também com muita alegria, já que este é um dos legados do povo preto. O filósofo Silvio Almeida, integrante da equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, nas áreas de Direitos Humanos, e a ex-diplomata e integrante do Movimento Negro Unificado Dulce Pereira conversam com Cris Guterres sobre as expectativas em relação às políticas públicas para a população negra em 2023 e contam também um pouco da história desse dia de luta. E para fazer a trilha sonora desse especial, que pela primeira vez conta com plateia, o Estação Livre recebe a cantora e compositora Paula Lima, que completa 20 anos de carreira. Vai ao ar a partir das 22h.
- Entrelinhas - Para marcar a data, a edição homenageia Beatriz Nascimento (1942-1995), historiadora sergipana que realizou de forma pioneira pesquisas sobre os quilombos como sistemas alternativos à estrutura escravista, com potencial continuidade em favelas. Com apresentação de Manuel da Costa Pinto, vai ao ar às 20h.
Domingo (20/11)
- Persona - A edição homenageia a cantora e compositora Leci Brandão que fala sobre sua vida e carreira. Apresentado por Atilio Bari e Chris Maksud, o programa vai ao ar a partir das 21h.
Segunda-feira (21/11)
- Roda Viva com Seu Jorge -- O cantor, compositor e multi-instrumentista Seu Jorge estará no centro do Roda Viva, ao vivo, a partir das 22h. No programa apresentado por Vera Magalhães, o artista irá falar sobre sua carreira e outras questões importantes, como racismo.
Foto Lara Asano |
Terça-feira (22/11)
- Negros em Foco -- O apresentador José Vicente faz a primeira entrevista internacional do programa com a ex-primeira dama da África do Sul e ativista de direitos humanos e política Graça Machel, casada com Nelson Mandela, primeiro presidente negro sul-africano. Temas importantes serão falados na edição, como a posição da mulher na sociedade, educação é a evolução e fome no mundo. Vai ao ar a partir das 23h30.
Sexta-feira (25/11)
- 20ª edição do Troféu Raça Negra - Com a presença de autoridades, personalidades e celebridades, a 20ª edição do Troféu Raça Negra, realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, encerra com uma festa de gala na Sala São Paulo as comemorações da Semana da Consciência Negra. A cerimônia contará com a entrega das estatuetas, todas douradas para comemorar a edição especial, e contará com apresentações artísticas e musicais, com companhia de dança, além de apresentações de cantores renomados. Vai ao ar a partir das 23h.