O filme “Segredos de Guerra” (Firebird), protagonizado por Tom Prior (“A Teoria de Tudo”, “Kingsman: Serviço Secreto”), chega aos cinemas brasileiros em 5 de janeiro de 2023, com distribuição de Synapse Distribution. O filme é escrito e dirigido por Peeter Rebane e co-escrito por Prior. Confira o trailer aqui.
Baseado na história real que deu origem ao livro “A Tale About Roman”, o longa retrata um triângulo amoroso proibido entre o jovem soldado Sergey, o ousado piloto de caça Roman e sua companheira Luisa, em meio ao ambiente perigoso de uma Base Aérea Soviética, no auge da Guerra Fria. À medida em que a amizade entre os dois homens se transforma em amor, eles arriscam suas vidas e sua liberdade ao confrontarem um regime rígido e conservador.
O diretor Peeter Rebane teve contato com a história de Sergey Fetisov pela primeira vez há quase dez anos. Ele conta que, quando leu a obra que originou o longa, soube imediatamente que precisava transformá-la em um filme. "Essa é uma história verdadeira, íntima e poderosa. Eu nunca tinha visto um filme sobre amor proibido nas forças armadas soviéticas. E ainda é tão relevante hoje, com tudo o que está acontecendo na Rússia e no mundo.”
A parceria com Tom Prior veio naturalmente após o cineasta apresentar o primeiro rascunho do roteiro. A conexão com o material foi tão forte que o próprio ator assumiu o papel de Sergey no longa. “Trabalhamos muito bem juntos, mas trouxemos habilidades diferentes para o projeto. Meus pontos fortes são mais analíticos, enquanto os de Tom estão enraizados em sentir a verdade do momento. Foi uma colaboração perfeita”, explica Rebane.
O cineasta conta também que Oleg Zagorodnii (“The Choice”), que interpreta Roman, está na Ucrânia desde o início da guerra com a Rússia. Seu maior desejo é que o grande conflito cesse. “Temos nos falado regularmente, especialmente no início da guerra, o que foi um choque para todos da equipe. Todos os homens adultos com mais de 18 anos estão proibidos de deixar o país. Esperamos que esta guerra acabe logo para que Oleg também possa voltar à sua vida cotidiana”. Sozinha na Rússia, Diana Pozharskaya (“O Soldado Desconhecido”), atriz que compõe o trio principal, também está incapacitada de divulgar o longa.
Prior descreve sua experiência de participar no filme como engrandecedora. Durante a produção, ele conheceu o Sergey da vida real e pôde imergir por completo nesta trama pessoal e muito relevante sobre resistência LGBTQIA+ durante tempos hostis. “Ainda fico impressionado com quantas pessoas ainda sofrem sob regimes autoritários e ordens religiosas que lhes negam seus direitos e invalidam seu amor. Trabalhar em ‘Segredos de Guerra’ me deixou determinado a garantir que este filme e a corajosa história de Sergey tenham um papel fundamental na mudança de atitudes das pessoas em relação à comunidade LGBTQ e outras pessoas marginalizadas em todo o mundo”, pontua o artista.
“Segredos de Guerra” foi exibido em eventos internacionais de cinema, como o Key West Film Festival e o FilmOut San Diego, recebendo prêmios em ambos.