"Os jovens deveriam aprender a cozinhar nas escolas, e antes disso, deveriam aprender a plantar", comenta o chef Rodrigo Oliveira no Provoca
Foto Julia Rugai |
Nesta terça-feira (22/11), o Provoca recebe uma das figuras mais renomadas da cozinha contemporânea brasileira: Rodrigo Oliveira. O chef especialista na culinária sertaneja fala a Marcelo Tas sobre a essência de seu restaurante Mocotó, a importância da boa relação entre as crianças e o alimento, e diversos outros assuntos. A entrevista é exibida na TV Cultura, a partir das 22h.
Reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos na gastronomia, Rodrigo Oliveira, chef do conhecido Mocotó, localizado originalmente na Vila Medeiros, fala ao Provoca sobre a sua busca por resgatar a palavra "restaurante", ao manter seu estabelecimento numa região como a do bairro da Zona Norte de São Paulo: "para que serve um restaurante senão para restaurar...e se um restaurante pode restaurar uma pessoa, será que ele não pode restaurar uma comunidade?", questiona Rodrigo, que acredita que o grande propósito do Mocotó seja servir à Vila.
Além de comentar sobre o caso que gerou repercussão em junho deste ano, quando uma cliente criticou a escolha da localização do Mocotó, Oliveira, que é pai de cinco filhos, também reflete sobre o impacto dos programas de televisão culinários na forma de se lidar com a comida, e a ausência de políticas públicas voltadas à alimentação: "os jovens deveriam aprender a cozinhar nas escolas, e antes disso, deveriam aprender a plantar'', reflete Rodrigo. Ele cita o pensamento da chef de cozinha e ativista americana Alice Water, que incentiva a participação das crianças no plantio e preparo dos alimentos, como uma forma dos pequenos valorizarem a comida.