Nilson César, uma das vozes mais marcantes do rádio esportivo brasileiro, no ‘The Noite’ desta segunda (07)
(Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
No ‘The Noite’ desta segunda-feira, 07 de novembro, o locutor esportivo Nilson César é o convidado da atração. Ele vai relatar seus grandes momentos na carreira, além de falar sobre a Copa do Mundo e do comportamento e técnica do Neymar.
Nilson começou a carreira como locutor esportivo em Sorocaba, desde criança sentia que tinha vocação para o rádio esportivo, narrava as peladas da rua e os jogos de futebol de botão. Em 1982, ele foi para a rádio Jovem Pan; é o narrador há mais tempo na emissora. Já trabalhou em outras áreas do jornalismo, mas na visão de Nilson, o jornalista esportivo é o único capaz de falar de qualquer assunto.
O renomado comunicador já efetuou grandes marcos em sua jornada, como o furo de reportagem com o Maradona, em Mônaco. César já tinha encontrado o jogador antes e aproveitou o gancho, colocou o craque dentro de uma cabine telefônica e fez uma entrevista de quase meia hora com Maradona, transmitindo ao vivo para o Brasil.
“Eu encontrei o Maradona e disse: ‘Você não lembra de mim? Eu estive no vestiário do Napoli junto com o Antônio Careca’ [...] Maradona disse que ia dar a entrevista se eu esperasse ele fazer as compras. Duas horas depois, eu encontrei o Maradona. Tinha uma cabine telefônica, aquelas vermelhas iguais às de Londres. Eu entrei com ele na cabine, liguei para a Jovem Pan. Eu entrei no ar com o Maradona por 25 minutos. Depois ele me chamou para tomar uma cerveja”, declara Nilson.
Citando o Neymar, o convidado ainda compara o comportamento rude dos jogadores da geração atual com grandes estrelas de época: “Sabe quando esses jogadores de mimimi de agora iam fazer isso? Jamais. Eles colocam fone de ouvido, passam por você e nem dá bola. O Neymar, por exemplo, faz parte dessa geração, infelizmente. Sabe por que? Nunca teve um gestor de carreira, nunca teve um profissional ingerindo e administrando a carreira dele. Você não pode colocar seu pai para administrar sua carreira. Confunde as coisas, precisa ter um administrador profissional”.
O jornalista narrou a ‘Fórmula 1’ entre 1986 e 2000. No início, não tinha nenhum conhecimento de automobilismo e não falava inglês. Com sua voz, já declarou vitória para títulos de Nelson Piquet e Ayrton Senna. No futebol, o momento histórico foi o centésimo gol de Rogério Ceni.
“Eu tenho orgulho tão grande desse gol, porque o Rogério tinha o toque de mim narrando esse centésimo gol em seu celular. O Rogério se tornou um grande amigo dentro do futebol, eu gosto muito dele. Ele me falou: ‘eu ouvi todos os gols [dos locutores narrando], ficaram maravilhosos, mas os melhores narradores do mundo são os brasileiros’ [...]. O Rogério inspirou muitos goleiros a treinar cobranças de falta e de pênaltis. Ele foi uma inspiração”, expõe o convidado.
César já conduziu oito Copas do Mundo, em 2022, completa sua nona, mas vai narrar do Brasil. Apostando em Brasil, França, Argentina e Alemanha como os favoritos desta Copa, o entrevistado fala da emoção trabalhar no campeonato: “Essa aqui vai ser minha nona copa, é a primeira copa que faço do Brasil, as outras fiz todas no local, é sensacional a Copa do Mundo, é o ápice do locutor esportivo, do jornalista esportista.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, 00h45.