Maria é a protagonista de “Bandida: a número um da Rocinha”, filme que retrata mulher chefe do tráfico de drogas
Maria é a protagonista de longa de ficção que retrata Rebeca, chefe do tráfico de drogas na Rocinha (Foto: Karyme França)
Começaram as filmagens de “Bandida: a Número um da Rocinha”, longa-metragem dirigido por João Wainer (“A Jaula”). A ficção, baseada no livro “A Número Um” (Casa da Palavra), da escritora Raquel de Oliveira, está sendo rodada no Pavão-Pavãozinho, comunidade na zona sul do Rio de Janeiro. A produção é da Paris Entretenimento, em coprodução com TX Filmes, Claro, Telecine, e apoio da Riofilme. A Paris Filmes assina a distribuição, com previsão de estreia nos cinemas para o segundo semestre de 2023.
A atriz e cantora Maria (Vitória Nascimento Câmara) estreia nos cinemas como protagonista do longa-metragem, que oferece um mergulho na violência urbana do Rio de Janeiro dos anos 1980. Narrado em primeira pessoa, o filme acompanha a trajetória de Rebeca, que aos nove anos é vendida pela avó para um bicheiro que mandava na comunidade. Ela acompanha de perto a mudança de poder - tomado pelo tráfico, - e se torna mulher do chefe do crime, Pará (Jean Amorim). Depois da morte do marido, torna-se a chefe da quadrilha. Uma rotina de crimes, violência, drogas e amor.
“Sempre tive vontade de fazer um papel forte como esse, queria contar uma história, mostrar como é a vida numa favela como a Rocinha. O papel político da arte é fazer pensar. Acredito que vou levar para a personagem a minha vivência, sem repetir padrões”, diz Maria, que foi criada na comunidade da Cidade Alta, em Cordovil, na zona norte do Rio de Janeiro. “Busquei um elenco com pessoas que tinham a oferecer mais do que simplesmente a capacidade de atuação, mas também com a energia dos personagens. Maria tem a energia contestadora da Rebeca”, destaca o diretor João Wainer.
O elenco de “Bandida: a Número um da Rocinha” conta também com Milhem Cortaz, interpretando Seu Amoroso, bicheiro da comunidade, Wilson Rabelo (“Bacurau”), MC Marechal, JP Rufino, Natália Lage, Natália Deodato, Thaís Gullin, entre outros. A jovem Michely Gabriely, influenciadora digital do perfil @filhasiincera, que tem mais de 3 milhões de seguidores no Tik Tok, faz sua estreia nos cinemas vivendo Rebeca quando criança. O longa conta com a participação do cantor Otto, na pele do traficante Del Rey da Rocinha. O roteiro é assinado por Patricia Andrade, Cesar Gananian, João Wainer e Thais Nunes.
Sinopse:
Aos nove anos, Rebeca é vendida por sua avó para o bicheiro que comandava a Rocinha. Disputada por bicheiros e traficantes, a comunidade passa por mudanças de poder. Rebeca vira mulher do traficante chefe e, com a morte do parceiro, sua sucessora. A eletrizante trajetória de crime, violência, drogas e amor de uma mulher chefe do tráfico na Rocinha, no Rio de Janeiro dos anos 1980.
Elenco:
Rebeca (Maria)
Pará (Jean Amorim)
Boca Mole (Sant)
Carcará (João Vitor Nascimento)
Cara Murcha (Jorge Hissa)
Zildo (Wilson Rabelo)
Seu Amoroso (Milhem Cortaz)
Beto Bolado (MC Marechal)
Menor B (JP Rufino)
Joana (Natália Lage)
Gigi (Natália Deodato)
Saurio (Paulo Guidelly)
Trakinas (Jeckie Brown)
Zefa (Jessica Barbosa)
Del Rey (Otto)
Carlos (Vitor Feitosa)
Mãe Ester (Mãe Rita)
Soldado Sales (Pierre Santos)
Zé (Maurício Soca)
Maria (Fatima Domingues)
Sargento Rubens (Zé Mario Farias)
Pai da Rebeca (Julio Adrião)
Gigante (Evaldo Macarrão)
Feliciano (Antônio Benício)
Madame (Thais Gulin)
Alemão (Kelner Macedo)
Exu (Demerson D’alvaro)
Seu Antônio (Marcelo Mello)
Rebeca criança (Michely Gabriely)
Ficha técnica:
Direção: João Wainer
Roteiro: Patricia Andrade, Cesar Gananian, João Wainer, Thais Nunes
Direção de Fotografia: Miguel Vassy
Direção de Arte: Monica Delfino
Direção de Produção: Tim Maia
Produção de Elenco: Monica Nega
Figurino: Bella Cardoso
Maquiagem: Sonia
Produção Executiva: Camila Villas Boas, Mariana Marcondes
Produção: Márcio Fraccaroli, André Fraccaroli, Veronica Stumpf
Produção Associada: Rodrigo Castellar.
Produção: Paris Entretenimento
Distribuição: Paris Filmes
Coprodução: TX Filmes, Claro, Telecine
Apoio: Rio Filme