Foto: Globo/Davi Campana
O clima de carnaval, que já tomou conta das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, invade a TV Globo neste sábado, 19 de novembro, no Seleção do Samba. Para entrar em campo no segundo episódio da temporada, Mangueira, Império Serrano, Viradouro e Imperatriz Leopoldinense foram escaladas. Sob comando de Milton Cunha no Rio de Janeiro e em São Paulo, o programa se dedica a contar histórias de personagens ligados às agremiações, entrevista carnavalescos, e apresenta numa roda de samba os sambas finalistas, ou só vencedores, no caso da capital paulista, que já teve todos os sambas definidos com antecedência.
“Vermos como os compositores conseguem transformar o texto do enredo em samba-enredo é o grande barato do programa. Então, é o talento do samba sendo festejado, com os compositores, com as comunidades, com as baterias, todos nos celebrando. E a grande mudança desse ano, é a festa que voltou a acontecer nas quadras”, observa Milton.
Na Mangueira serão homenageados: Dona Gilda, baluarte e presidente da Velha Guarda; Dowglas Diniz, mais jovem intérprete que assumiu o posto na escola; e Ionara Maria Vieira, integrante da ala da comunidade. No Império Serrano, destaque para as histórias do compositor Zé Luiz do Império, da escritora e integrante da Velha Guarda Rachel Valença; e do mestre de bateria Vitinho.
Na Viradouro, as homenagens são para Mestre Ciça, que comanda a bateria; Jorge Lambreta, diretor da Velha Guarda, e Duda Martins, terceira porta-bandeira. Na Imperatriz, Pedrão Sete Cordas, integrante do carro de som; Thiago Santos, diretor de harmonia; e Raul Cuquejo, diretor da ala das baianas, terão suas trajetórias na escola contadas.
O ‘Seleção do Samba’ irá ao ar no sábado, dia 19 de novembro, após o ‘Circuito Sertanejo’.
Mangueira, Império Serrano, Viradouro e Imperatriz Leopoldinense escaladas neste sábado
Reviewed by Pablo
on
novembro 18, 2022
Rating: