Em novembro, SescTV exibe os cinco episódios finais da série “Feito Torto Para Ficar Direito”, apresentada pelo navegador Amyr Klink


Após ter estreado no Sesc TV em setembro, a série documental “Feito Torto Para Ficar Direito” dá continuidade à programação em novembro com a exibição dos últimos cinco documentários, todos com 40 minutos de duração. Escrita e dirigida por Bhig Villas Boas e Vanessa Leal, a produção é apresentada pelo navegador Amyr Klink e brinda o público com um amplo panorama do patrimônio naval brasileiro e seus protagonistas. Além de explicar as características de navegabilidade de cada região e as técnicas utilizadas por mestres carpinteiros, a série traz à tona outros aspectos, como a necessidade de se preservar a cultura náutica transmitida de geração a geração e os diferentes aspectos socioambientais que determinam o curso de navegação das embarcações.

Em 16/11 (às 15h30) será exibido “Navegar (E Viver) É Impreciso”. Neste episódio, o telespectador é convidado a voltar às origens, em Portugal. Do outro lado do Atlântico, o documentário visita estaleiros ainda ativos e acompanha o último mestre carpinteiro naval, na Vila do Conde, em seu esforço para sistematizar e documentar a técnica de construção de naus e caravelas. Destaque do episódio, Mestre Samuel mostra os pontos em comum entre os barcos tradicionais do Brasil e de Portugal e explica como tudo aconteceu.

“Cultura Marinheira”, que poderá ser vista em 23/11, às 15h30, viaja para outra extremidade do Brasil para apresentar os barcos tradicionais do Rio Grande do Sul, seus mestres carpinteiros, os estaleiros e a história do mestre que se formou engenheiro e hoje ensina a sua arte na UFRG. Neste episódio ainda é possível acompanhar um passeio pela Lagoa dos Patos na última canoa de pranchão ainda em navegação. Descoberta pelo pesquisador Lauro Barcelos e restaurada pelo mestre José Vernetti, a Canoa Tradição é a única embarcação tombada pelo IPHAN no sul do Brasil.

Para encerrar a série, “Sobre Homens, Barcos e Baleias” (30/11, às 15h30) prossegue a viagem pelo Sul e chega a Santa Catarina, que ainda hoje possui uma expressiva frota de barcos tradicionais. Além dos botes utilizados na pesca semi-industrial, por lá ainda podem ser vistas algumas baleeiras e as canoas de borda, que são embarcações largamente utilizadas na tradicional pesca da tainha. Como destaque do episódio, embarcações centenárias, como a Canoa Ana Rosa, primeira canoa utilizada na pesca da tainha no Farol de Santa Marta, há mais de 200 anos.

Em novembro, SescTV exibe os cinco episódios finais da série “Feito Torto Para Ficar Direito”, apresentada pelo navegador Amyr Klink Em novembro, SescTV exibe os cinco episódios finais da série “Feito Torto Para Ficar Direito”, apresentada pelo navegador Amyr Klink Reviewed by Pablo on novembro 11, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.