Em ED STAFFORD: VIDA DE CIGANO (Ed Stafford: 60 Days with the Gypsies), que o Discovery e o discovery+ exibem terça-feira, 15 de novembro, às 19h40, o viajante solitário que coleciona façanhas como atravessar a selva amazônica caminhando, se propõe a mais uma missão: passar 60 dias e 60 noites com uma comunidade cigana que viaja pelo Reino Unido.
Em dois episódios de uma hora, exibidos em sequência, o especial narra o testemunho de Ed sobre a cultura e o modo de vida ciganos a partir de sua vivência ao longo dos dois meses desse experimento social. A produção combina imagens captadas pelo próprio Ed a vídeos feitos por uma equipe que acompanhará sua jornada em uma das casas sobre rodas que são o lar dos ciganos de nossos tempos.
Os dois episódios documentam as histórias dos que vivem e são a cultura cigana: Ed vai conversar com essas pessoas, descobrir sua relação com as tradições de seu povo e saber como elas sentem reagem aos estigmas e preconceitos. Ed vai descontruir estereótipos a partir de uma perspectiva interna, vivendo nos acampamentos e casas sobre rodas, documentando a violência contra essas comunidades viajantes e registrando o que acontece quando há o choque entre essas comunidades, o poder público e a sociedade como um todo.
O contexto é emblemático: o governo local vem recrudescendo as proibições que tornam ainda mais difícil o modo de vida tradicional dos ciganos. Os séculos de tradições estão ameaçados neste que pode ser um ponto de inflexão para toda a comunidade dos que levam uma vida itinerante. Violência policial, confiscos de veículos, prisões e multas são comuns.
Ao adentrar esse mundo, Ed tem como objetivo questionar preconceitos que servem a justificar a violência contra ciganos, construindo vínculos que colocam em xeque os rótulos sobre o modo de vida por eles adotado. Para isso, Ed conta com o olhar de Jake Bowers, jornalista e cineasta cigano que integra a equipe de produção da minissérie e vai atuar como consultor para uma abordagem autêntica e sensível do tema.
“As comunidades ciganas e itinerantes são muitas vezes envoltas em negatividade, apesar da pouquíssima compreensão que temos sobre elas. Por isso quero aprender. Não tenho reservas e vou mergulhar em cada ritual, tradição e aspecto da cultura cigana para conhecer os indivíduos e desfazer os estereótipos existentes”, afirma Ed.
Assim, Ed revela o que é ser um cigano no mundo contemporâneo: dos rituais que sobreviveram aos séculos com uma beleza ancestral que atravessa gerações, à violência e marginalização às quais essas pessoas, entre elas crianças, estão sujeitas apenas por representarem um tipo de existência que desafia os padrões.
SERVIÇO
Ed Stafford: VIDA DE CIGANO (Ed Stafford: 60 Days with the Gypsies)
Estreia: terça-feira, 15 de novembro, às 19h40
Classificação indicativa: 12 anos