ĂšLTIMOS

Como nasceu o encanto

Foto: Globo/JoĂŁo Miguel JĂşnior

Com estreia marcada para o dia 18 de novembro, Encantado’s, sĂ©rie Original Globoplay, conta a histĂłria de dois irmĂŁos, OlĂ­mpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luis Miranda), que aos 50 anos precisam lidar com a morte do pai e assumir a gerĂŞncia de um local que funciona como supermercado durante o dia e, Ă  noite, vira a escola de samba Joia do Encantado. Cabe a OlĂ­mpia, proprietária e gerente-geral do Encantado’s, a gestĂŁo sustentável do comĂ©rcio. E a Eraldo, presidente da Joia do Encantado, a missĂŁo de realizar o prĂłximo desfile do grĂŞmio recreativo. Conectados pelos laços sanguĂ­neos e pelo amor que os une, os dois vivem encontros e desencontros na tentativa de conciliar suas distintas maneiras de seguir os sonhos.

Criada pelas roteiristas Renata Andrade e Thais Pontes, que assinam a obra em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, responsáveis pela redação final, a sĂ©rie Ă© fruto da oficina de humor para roteiristas negros realizada pela Globo em 2018. “‘Encantado’s’ Ă© uma comĂ©dia sobre sonhos, perseverança, fĂ© e relações. Assinar a autoria desse projeto Ă© um passo importante na solidificação das nossas carreiras”, afirma Renata Andrade. Thais Pontes complementa. “É uma chance de dar visibilidade nĂŁo sĂł para a gente, mas tambĂ©m para os universos que queremos mostrar”, afirma.

No ‘Encantado’s’, nĂŁo Ă© sĂł a palavra principal que assume diferentes interpretações. Os personagens desta comĂ©dia contemporânea, que tem direção artĂ­stica de Henrique Sauer, tambĂ©m apresentam mĂşltiplas camadas – maior do que a transformação do espaço fĂ­sico Ă© a metamorfose humana em prol da realização de sonhos. No nĂşcleo que gira em torno do supermercado Ă© possĂ­vel ver em boa parte das pessoas em diferentes versões: funcionários do Encantado’s; componentes da escola de samba Joia do Encantado; e protagonistas de suas prĂłprias vidas, com os desejos e os anseios que cada um carrega dentro de si.

Antonio Prata acrescenta um aspecto importante da essĂŞncia da sĂ©rie: “A obra tem uma caracterĂ­stica muito carioca, que Ă© uma fĂ© inquebrantável na vida, uma ideia de que as coisas vĂŁo dar certo, vĂŁo se resolver, e se nĂŁo se resolverem, a gente vai ser feliz assim mesmo. Isso Ă© muito admirável, sedutor e necessário. É um prazer trabalhar nisso porque a gente está bebendo da fonte do que o Brasil tem de bom”, destaca o autor.

Chico Mattoso destaca que, em conjunto, os quatro autores encontraram um formato mais contemporâneo do que a o sitcom tradicional. “Conseguimos contar as histĂłrias dos personagens que se fecham em cada episĂłdio, mas contamos tambĂ©m uma histĂłria maior, que nĂŁo necessariamente Ă© cĂ´mica, que Ă© a histĂłria de amor da Pandora (Dandara Mariana) e do FlashBlack (DigĂŁo Ribeiro), alĂ©m da histĂłria de amor e Ăłdio desses dois irmĂŁos”, completa.

Brasileiros comuns e extraordinários

A atmosfera da sĂ©rie traz um ambiente onde a esperança tem lugar debaixo do suor do rosto de cada um dos personagens, brasileiros comuns e extraordinários, ao mesmo tempo. “Quando o samba entrou na histĂłria, a gente viu a oportunidade de ter essa dualidade: eles como coadjuvantes na relação do supermercado e estrelas na escola de samba. Eram dois momentos desses mesmos personagens que sĂŁo ‘invisĂ­veis’ de modo geral como funcionários, mas que ganham um outro status quando sĂŁo as grandes estrelas do show. O samba vem para dar visibilidade”, explica a autora Renata Andrade.

Sua dupla na criação da sĂ©rie, Thais Pontes conta que a inspiração para a construção dos personagens partiu da observação do dia a dia: “Eu acho que todo mundo conhece um pouquinho dessas pessoas. Eu conheço um Eraldo, uma OlĂ­mpia; conheço um mix deles”.

Diretor artĂ­stico incumbido de dar o tom Ă  produção, Henrique Sauer observa que as cenas da sĂ©rie sĂŁo responsáveis por transmitir toda a beleza da narrativa criada pelos autores. “É uma histĂłria que emociona e faz rir. É sobre as relações das pessoas entre si e entre a famĂ­lia. É uma histĂłria de dois irmĂŁos; Ă© a histĂłria de dois filhos com uma mĂŁe; Ă© a histĂłria de dois filhos que perderam o pai. É sobre as paixões dessas pessoas. Todos que assistirem vĂŁo se conectar com alguma coisa”, destaca.

Na frente e por trás das câmeras, o elenco de ‘Encantado’s’ Ă© a garantia do riso. AlĂ©m de LuĂ­s Miranda (Eraldo) e Vilma Melo (OlĂ­mpia) nos papĂ©is centrais, a sĂ©rie traz nomes cĂ©lebres da dramaturgia, como Dhu Moraes, que interpreta a matriarca da famĂ­lia Ponza; Neusa Borges como Tia Ambrosia; e Tony Ramos, que dá vida ao bicheiro MadurĂŁo, a maior ameaça Ă  continuidade do negĂłcio dos protagonistas. A obra tambĂ©m traz jovens atores. É o caso de DigĂŁo Ribeiro (FlashBlack), Dhonata Augusto (Pedro), Ramille (Melissa) e Luellem de Castro (Ana Shaula). Ainda estĂŁo no elenco Dandara Mariana (Pandora), Evelyn Castro (Maria Augusta), JoĂŁo Cortes (Celso Tadeu), Ludmillah Anjos (Crystal), Augusto Madeira (Leozinho) e Leandro Ramos (Ceroto).

‘Encantado’s’ Ă© criada por Renata Andrade e Thais Pontes, e escrita em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, responsáveis pela redação final. A sĂ©rie tem direção artĂ­stica de Henrique Sauer e direção de Deo Cardoso e NaĂ­na de Paula. A produção Ă© de Juliana Castro, e a direção de gĂŞnero Ă© de JosĂ© Luiz Villamarim.

Nenhum comentário