Trace Trends acompanha os bastidores de "Marrom, o Musical", espetáculo que homenageia os 50 anos de carreira da cantora Alcione

Alcione na gravação do Trace Trends (Foto: Reprodução)


No Trace Trends desta semana, Xan Ravelli acompanha com exclusividade os bastidores de “Marrom, o Musical”, espetáculo que homenageia os 50 anos de carreira da cantora e compositora Alcione, umas das mais notórias sambistas do país. Em exibição inédita, o programa mostra todo o processo de audição, ensaio e cenas do musical, além de registrar o dia em que a homenageada, Alcione, foi assistir à peça pela primeira vez. O episódio vai ao ar nesta quinta-feira (13), às 23h30 no Multishow, e depois fica disponível no streaming da Globoplay.

Idealizado pelo produtor cultural Jô Santana, o espetáculo sobre a carreira de Alcione encerra uma trilogia que conta a história do samba com dois outros musicais, homenageando também Cartola e Dona Ivone Lara. “Na minha casa sempre teve feijoada e muito samba, nós crescemos ouvindo muito Jovelina Pérola Negra, Alcione, Cartola e Dona Ivone Lara. Essa galera toda do samba fez parte da minha infância. Há 10 anos eu decidi criar um espetáculo para contar as minhas narrativas com base nas minhas vivências como pessoa negra porque eu sempre atuei, produzir e dirigir, mas contando as narrativas e histórias de pessoas brancas, [ao criar este espetáculo] não tinha noção de que iria se tornar uma trilogia”, explica.

Santana destaca como o sucesso dos espetáculos sobre Dona Ivone Lara e Cartola, que trouxeram elencos 100% formados por pessoas negras, chamou a atenção do mercado para a potência de contar as histórias de grandes nomes da cultura negra também no teatro. "Todo mundo dizia que em uma peça de preto ninguém vai. O espetáculo sobre o Cartola rolou com um elenco 100% preto e foi um sucesso, até para as empresas perceberem o nosso trabalho e que a gente existe. Montamos o musical da Dona Ivone Lara que foi o segundo da trilogia, [e no meio] dessa loucura eu encontrei com Alcione em 2016, quando ela cantou no espetáculo do Cartola, e falei para ela que queria contar a história dela no teatro, Alcione me disse que sua história não dava para fazer um musical, conversamos e mostrei que estava com uma ideia de além de contar sobre os 50 anos de carreira queria trazer a história do Maranhão, que é onde ela nasceu e ser um estado de uma pluralidade cultural gigantesca”, afirma o produtor.

Dando vida a Alcione nos palcos, a atriz Karin Hils contou ao TT sobre a emoção de ser uma das 12 atrizes que narram a vida e obra de uma dos maiores nomes da música popular brasileira, interpretando a cantora. “A Alcione faz parte da vida de todos os brasileiros, eu ouço desde a minha infância e conheço todas as músicas. Quando fui convidada para fazer parte do musical, fiquei muito insegura por ser uma responsabilidade muito grande, mas com a direção do Miguel Falabella e sabendo que seriam 12 mulheres no palco dividindo e contando toda essa história fiquei mais tranquila.[..] “Em pensar que você está ali no palco apresentando um musical fazendo uma homenagem para o seu grande ídolo e ele está na plateia não poderia ter recebido presente melhor do que esse momento”, enfatiza Karin.

Ainda neste episódio, Alcione assiste pela primeira vez e canta ao final da sessão seu maior sucesso “Não Deixa o Samba Morrer”. A atração é recheada de muito samba, cultura maranhense e representatividade com participação das atrizes Lilian Valeska, Carol Roberto e Letícia Soares, da assistente de direção Iléa Ferraz, do ator Lucas Wickhaus e da presidente do Instituto Humanitas 360 Patrícia Villela Marino.

Com apresentação de Alberto Pereira Jr, Xan Ravelli, Ad Júnior, João Luiz Pedrosa e Kenya Sade, o Trace Trends tem, a cada semana, um episódio inédito exibido todas às quintas-feiras, no Multishow, e disponibilizado no Globoplay.

Trace Trends acompanha os bastidores de "Marrom, o Musical", espetáculo que homenageia os 50 anos de carreira da cantora Alcione Trace Trends acompanha os bastidores de "Marrom, o Musical", espetáculo que homenageia os 50 anos de carreira da cantora Alcione Reviewed by Pablo on outubro 13, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.