‘Profissão Repórter’ acompanha o crescimento no consumo de droga sintética que se espalha pelas ruas de São Paulo
Foto: Globo/Divulgação
Nova droga sintética vem ganhando as ruas de São Paulo. K2, K4, K9, Spice e Space. O nome varia bastante, mas os estragos causados pelos canabinóides sintéticos são quase os mesmos: substâncias altamente viciantes, capazes de causar dependência no primeiro uso. O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 4, acompanha o crescimento no consumo dessa droga pelas ruas da capital paulista. Durante 20 dias, a repórter Danielle Zampollo acompanhou usuários em alguns dos principais pontos de concentração de consumo do entorpecente, como o vão do Masp, na Avenida Paulista. "É o crack do futuro porque praticamente a tendência é a mesma. Você fuma e fica viciado", diz um dos dependentes químicos ouvidos pelo programa.
Desespero é o retrato de Regina Aparecida, que chegou a enviar uma carta à Polícia Civil com um pedido de socorro. Além do filho, de 22 anos, usuário de K2, seu companheiro, Renato Damásio, também se tornou dependente da droga. "O K2 veio para devastar o mundo. Eu me sinto cada vez mais fraca, cada vez mais cansada dessa situação. Eu vejo eles se acabando e eu estou me acabando também", diz Regina, que sustenta a casa, o filho e o companheiro com o dinheiro que recebe da aposentadoria.
No laboratório do Instituto de Criminalística de São Paulo, os repórteres Guilherme Belarmino e Gabi Vilaça registram a complexidade para identificar as chamadas drogas K: diferente de maconha e cocaína, a análise de moléculas destas substâncias sintéticas exige equipamentos sofisticados e de alto custo. Os traficantes, por sua vez, para enganar a polícia, desenvolvem novas drogas, o que demanda constante atualização das autoridades de São Paulo. A equipe do programa também esteve no Centro de Detenção Provisória Chácara Belém II, onde um scanner corporal tenta inibir a entrada da droga. O canabinóide sintético borrifado em papel é escondido em tênis, roupas, alimentos e outros objetos.
O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 4, vai ao ar logo após ‘Cine Holliúdy’.
‘Profissão Repórter’ acompanha o crescimento no consumo de droga sintética que se espalha pelas ruas de São Paulo
Reviewed by Pablo
on
outubro 04, 2022
Rating: