Foto Lara Asano |
Na Semana da Crianças, o Estação Livre fala sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Completando 32 anos em 2022, o ECA foi um divisor de águas na história da infância e adolescência brasileira, elogiado e replicado em diversos países, mostrando avanços e desafios a serem superados. Com apresentação de Cris Guterres, vai ao ar nesta sexta-feira (14/10), às 22h, na TV Cultura.
No estúdio, Cris recebe Eunice Prudente, advogada e Secretária Municipal de Justiça e Cidadania, e Carlos Alberto da Silva, gestor de territórios das Aldeias Infantis S.O.S. Entre diversos assuntos, comentam sobre a redução da maioridade penal, e Eunice afirma: "Não é, sem dúvida alguma, a providência para cuidar das crianças, diminuir a maioridade penal".
O programa também apresenta um panorama histórico sobre o ECA e destaca como a sociedade de hoje viola alguns direitos previstos às crianças e adolescentes. "Se nós não conseguirmos, enquanto sociedade, proteger quem mais necessita de proteção, que são as nossas crianças e adolescentes, que tipo de sociedade nós estamos construindo?", questiona Carlos Alberto.
A reportagem do Estação ainda fala sobre o Caps (Centros de Atenção Psicossocial), Conselho Tutelar, a importância da profissionalização dos jovens, a rua como espaço de lazer e os efeitos da pandemia no cenário da educação. E conta sobre a Aldeias Infantis S.O.S, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes e suas famílias há 55 anos no Brasil.
