(Foto: João Raposo/SBT)
No “Programa Silvio Santos” deste domingo, 16 de outubro, o quadro “Câmeras Escondidas” exibe um especial de Dia das Crianças fazendo uma linda e justa homenagem em comemoração aos 40 anos do personagem Fofão.
Criado por Orival Pessini, o Fofão surgiu com a turma do Balão Mágico e, na sequência, teve sua carreira solo, se apresentando diversas vezes no SBT e no Teleton.
Orival Pessini, aliás, possuí uma linda e estreita história com o SBT. Foi ele, por exemplo, quem criou o Patropi e Juvenal na Praça é Nossa e fez A Escolinha do Golias. Antes de falecer, em 2016, inclusive, o criador do Fofão fez sua última aparição como ator e personagem, justamente no Programa Silvio Santos, quando presenteou o apresentador com um boneco do seu personagem mais famoso.
Como forma de homenagem, o Programa Silvio Santos procurou Álvaro Gomes, hoje um dos donos da marca e que era sócio do Orival, que cedeu a marca para a emissora, que preparou uma novidade e tanto. Essa será a primeira vez que o Fofão vai aparecer em forma de muppet e não como ator. Uma maneira de atingir o lado lúdico para as novas gerações de crianças.
Na “Câmera Escondida”, várias crianças são convidadas para conhecer um laboratório espacial e passar o dia no local para ver o seu funcionamento ao lado do cientista interpretado por Kan Kan. Em certo momento, o ator mostra para elas um telescópio, onde conseguem ver o espaço e os planetas, incluindo um novo, chamado Fofolandia, lembrando que o Fofão é um extraterrestre em sua origem.
Em certo momento, as crianças são deixadas sozinhas na sala e o Fofão começa a interagir com elas pelo telescópio, como se estivesse no espaço. De repente, ele perde o controle e cai na terra, dentro do laboratório, com sua nave, onde interage com as crianças e as ensina a fazer algumas mágicas.
O boneco do Fofão foi todo construído no SBT e está sendo manipulado pelo André Milano, que fez o Grover na Vila Sésamo entre outros personagens famosos.