Veículos EBC fazem cobertura especial do Bicentenário da Independência


TV Brasil, Rádios e Agência Brasil apresentam conteúdos temáticos e factuais

Para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) exibem conteúdos especiais para celebrar a data. Desde 29 de agosto, a TV Brasil, as Rádios Nacional e MEC e a Agência Brasil apresentam extensa programação temática.

De olho na interatividade com o público, a EBC definiu hashtags para engajar a audiência e reunir todos os conteúdos produzidos em comemoração ao fato: #TVBrasilno7, #AgênciaBrasilno7, #Nacionalno7, #7deSetembro, e #200anosdaIndependência.

Ao longo da programação, os veículos da EBC também convidam internautas, ouvintes e espectadores. O público vai ter seu espaço para enviar, por WhatsApp, recordações de edições passadas do 7 de Setembro, nos diversos estados brasileiros e, ainda, as participações nas festividades verde-amarela, em 2022.

Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios (DF), na TV Brasil
Para o dia 7, a EBC preparou uma cobertura jornalística especial e ampla do desfile oficial, que ocorre de 9h a 11h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A partir das 7h30, o telejornal Brasil em Dia Especial começa o “esquenta” da transmissão ao vivo. Ancorado do Salão Nobre do Palácio do Planalto, o programa jornalístico da TV Brasil terá a apresentação de Renata Corsini e Paulo Leite.

Com entradas ao vivo dos repórteres nas ruas direto do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e com a colaboração na cobertura jornalística de emissoras afiliadas da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a transmissão leva ao ar notícias sobre as presenças de autoridades, o desfile das tropas e o público de outras cidades. Além de matérias especiais preparadas para a Semana da Pátria.

Desde o início do evento, comentários de três representantes de cada uma das Forças Armadas detalham a parada militar, no Palácio. Ao longo da cobertura da TV Brasil, um historiador, será entrevistado pela jornalista Katiuscia Neri, e destacar curiosidades e a importância da efeméride para a história do país, ao longo da cobertura jornalística da TV Brasil.

A jornalista também vai destacar a participação do público. As mensagens de WhatsApp serão lidas diretamente no videowall do estúdio e as lembranças do público serão exibidas durante a cobertura do tradicional desfile cívico-militar no dia da Independência do Brasil.

Melhores Momentos
Além da cobertura em tempo real, a TV Brasil exibe os melhores momentos do evento, com 1 hora e 45 minutos de duração, em dois horários: no mesmo dia, às 21h30, e reprise às 2h30 - madrugada da quinta-feira. O programa completo também poderá ser conferido no site da Agência Brasil (agenciabrasil.ebc.com.br), na Rede Nacional de Rádio (redenacionalderadio.com.br), no aplicativo da TV Brasil Play (sistemas Android e IOS) e nas redes sociais da EBC no Twitter, Facebook e Youtube, nos perfis @TVBrasil, @TVBrasilGov, @AgenciaBrasil e @RadioNacionalBR.

Os telejornais planejam ainda uma cobertura completa dos principais acontecimentos no país nos momentos seguintes ao Desfile. Ao meio-dia, as produções jornalísticas locais terão links direto de eventos relevantes nas cidades. Com apresentação de Annie Zanetti, o Repórter SP será ancorado do Museu do Ipiranga, que tem reabertura prevista para esse dia após nove anos fechado para reforma. No Repórter DF, a apresentação em estúdio fica a cargo de Giulianno Cartaxo, com entradas de repórteres diretamente da Esplanada dos Ministérios. E na capital fluminense, Munike Moret comanda o Repórter Rio.

Em seguida, a jornalista Eliane Benício ancora o Repórter Brasil Tarde, no Rio de Janeiro, direto do Jardim Botânico, fundado pelo próprio Dom João VI, em 1808. O jornal com alcance nacional vai ao ar às 12h15, e conta com entradas ao vivo dos repórteres, na Esplanada dos Ministérios (DF), do Museu do Ipiranga (SP) e do Forte de Copacabana (RJ), e reportagens factuais sobre os destaques do desfile.

Às 19h, o Repórter Brasil tem apresentação dos jornalistas Lara Fonseca e Roberto Camargo, no estúdio de Brasília. O telejornal segue, durante 40 minutos, com diversos links na Esplanada dos Ministérios (DF), no Paço Imperial (RJ), e no reinaugurado Museu do Ipiranga (SP), e incrementa a cobertura do dia com entradas ao vivo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que será palco do Concerto 100 anos de Rádio no Brasil, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.  O evento das Rádios MEC e Nacional é alusivo ao centenário da primeira transmissão radiofônica no país.

Matérias especiais na Agência Brasil e transmissão em tempo real
Ao longo do dia 7 de setembro, além da cobertura factual completa do desfile cívico-militar em Brasília, a Agência Brasil vai publicar matérias especiais referentes à data. Uma delas destaca a pesquisa que resgata o local exato da proclamação da Independência no país.

Outra reportagem da agência pública de notícias traz uma entrevista com a historiadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Cecília Helena de Salles Oliveira. Ela é ex-diretora do Museu do Ipiranga, em SP, e autora de livros sobre a Independência do Brasil.

O público poderá conferir também uma reportagem que reúne entrevistas com biógrafos da Imperatriz Dona Leopoldina, apelidada de “arquiteta da Independência”. A partir do estudo das cartas trocadas entre a Imperatriz e o esposo (Dom Pedro I), outros familiares e atores políticos da época, os biógrafos reconstituíram o período de regência de Leopoldina, que entrou para a história como a primeira mulher a governar o Brasil.

Efeméride em destaque nas Rádios da EBC
A transmissão do Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios também poderá ser acompanhada ao vivo na Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional da Amazônia, Nacional Alto Solimões e Nacional do Rio de Janeiro. A Rede Nacional de Rádio vai disponibilizar, ainda, a cobertura do evento para emissoras de rádio e TV de qualquer parte do mundo, pelo site https://redenacionalderadio.com.br e via satélite.

Logo cedo, às 7h30, Priscilla Mazenotti e Miguelzinho Martins apresentam o radiojornal Repórter Nacional traz conteúdos factuais, com foco no Bicentenário da Independência. Em seguida, de 8h às 12h, o programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM de Brasília. À frente dos microfones, Valter Lima faz a retransmissão de trechos em áudio do Desfile cívico-militar, com um giro de repórteres da emissora para trazer os fatos mais relevantes do evento, e atualiza o ouvinte com uma série de serviços, como situação do trânsito na região do desfile e meteorologia. Destaque para as entrevistas com Dom João Henrique de Oleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel, em Petrópolis. Também participam de entrevistas, o diretor do Museu do Ipiranga (SP), o diretor do Museu da Independência (Portugal), e o diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Jr.

Na parte da tarde, o Repórter Nacional volta às 12h10 e 18h15 com matérias sobre os melhores momentos da parada, impressões do público e presença de autoridades. Jornalistas da rádio em São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro estarão a postos para informar os principais acontecimentos nas cidades. A qualquer hora do dia, a programação da Nacional também traz boletins de notícias.

Pílulas informativas sobre o Desfile também serão veiculadas na Rádio MEC, no 7 de setembro. As informações podem ser conferidas pelos ouvintes a cada 20 minutos, a partir das 8h.

Na mesma data em que se comemora o centenário da primeira transmissão radiofônica no Brasil, a MEC leva ao ar uma playlist com música clássica nacional durante todo o dia. Para celebrar o marco histórico, a emissora transmite, ao vivo, o Concerto 100 anos de Rádio no Brasil, direto do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 19h.

Às 22h, vai ao ar o Partituras temático com a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Em seguida, às 23h, o programa Na Trilha da História traz uma edição especial sobre o Bicentenário da Independência.

Produzido pela Rádio Nacional, a atração semanal Na Trilha da História preparou uma série temática para exibição aos sábados de agosto e setembro, às 8h da manhã. Com apresentação da jornalista Isabela Azevedo, os episódios especiais traçam um perfil dos participantes do processo da Independência brasileira.

Ainda na Semana da Pátria, A Voz do Brasil apresenta, entrevistas especiais com autoridades relacionadas ao tema, nos 25 primeiros minutos do programa, destinados ao poder Executivo Federal. Produção da EBC, o noticiário - um dos mais antigos do mundo - é retransmitido pelas emissoras radiofônicas brasileiras na janela de horário de 19h às 22h.

Bicentenário em pauta no Jornalismo - EBC
Para abrir a série de produções especiais temáticas, as atrações jornalísticas da EBC apresentam seis programetes de cerca de um minuto cada sobre curiosidades da data. Inseridos nas edições da tarde e da noite do telejornal Repórter Brasil e em spots na Rádio Nacional, os pequenos programas trazem animações sobre os fatos históricos, em ordem cronológica, ocorridos no ano da Independência.

Matérias especiais sobre a história e consequências do Bicentenário da Independência também já podem ser conferidas diariamente pelo público na programação jornalística da TV Brasil, Rádios, Agência Brasil e na web. Entre os temas pautados para as reportagens estão: Caminhos do mar, Esquadrilha da Fumaça, Personagens da Independência, Museu do Ipiranga, Curiosidades sobre a Língua Portuguesa, Heranças da família real portuguesa, Relação Brasil x Portugal 200 anos depois da declaração da Independência, Independência na visão das crianças, Independência e Religião, e Locais históricos da Independência no Rio de Janeiro.

No próximo domingo (4), às 22h, o premiado programa Caminhos da Reportagem leva ao ar o episódio especial da Independência. Na edição inédita, a equipe de reportagem visita os lugares mais importantes para a consolidação desse marco histórico brasileiro e irá descrever momentos que marcaram esse processo, como a guerra na Bahia, estado que só aderiu ao império brasileiro em julho do ano seguinte.

Entretenimento com temática focada na Independência do Brasil
Além dos programas jornalísticos, a grade da TV Brasil inclui outras atrações temáticas sobre a efeméride celebrada. Veiculada diariamente ao longo da programação da emissora pública, a série de interprogramas Momentos da Independência mostra fatos e personagens importantes neste período da história nacional.

Outro destaque foi a estreia, na terça (30), do seriado Brasil Imperial, produção nacional que revive os momentos marcantes da monarquia no país, desde a chegada da corte portuguesa em 1808 até a proclamação da Independência em 1822. Composta por dez episódios, a atração inédita na tevê aberta vai ao ar de terça a sábado, às 21h30.

No próximo sábado (3), às 23h, com reprise no domingo (4) à 0h30, a TV Brasil exibe o Partituras especial com a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Nos finais de semana do dia 17 e 24 de setembro, o programa dá continuidade às comemorações do Bicentenário da Independência e apresenta novos episódios temáticos com a Banda Sinfônica do Exército e a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira.

Ainda no domingo, às 18h30, a emissora pública estreia Bicentenário da Justiça, série de documentários do Ministério da Justiça com um apanhado da história dos 200 anos da Justiça nacional. Composto por entrevistas com pesquisadores, o seriado explora as grandes transformações políticas, econômicas e sociais do período, destacando o papel do Ministério na formação e consolidação da cidadania, da justiça e dos direitos no Brasil.

Durante a Semana da Pátria, a TV Brasil também leva ao ar filmes temáticos que retratam períodos marcantes da história brasileira. Os longas “Dona Leopoldina: Da Áustria para o Trono do Brasil” (inédito / 2017), “Tiradentes” (1999) e “Anita” (2016) ganham exibição na sessão Cine Nacional dos dias 6, 8 e 9, respectivamente, às 22h30.

Em 10 de setembro, às 23h, a faixa musical da emissora pública de TV apresenta o Especial Concerto 100 anos de Rádio no Brasil, com reprise no dia seguinte, à 0h30. Gravado durante evento comemorativo da Rádio MEC e Nacional, no dia 7, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo traz a Orquestra do Theatro Municipal interpretando trechos de “O Guarani”, de Carlos Gomes, e a Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a performance de “Choros 6”, de autoria do maestro Heitor Villa-Lobos.

Já no dia 11, 19h, a TV Brasil tem exibição inédita da série Brasil Independente. Produzida pelo Canal Educação, a produção especial sobre a efeméride conta com quatro episódios de 26 minutos.

Serviço:
Veículos EBC tem programação especial para celebrar Bicentenário da Independência
Até 11 de setembro
Veículos EBC fazem cobertura especial do Bicentenário da Independência Veículos EBC fazem cobertura especial do Bicentenário da Independência Reviewed by Pablo on setembro 05, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.