Turnê internacional da orquestra celebra bicentenário da Independência do Brasil
Um repertório com o melhor da música sinfônica luso-brasileira embala o concerto especial da Filarmônica de Minas Gerais em Portugal que o Partituras exibe neste sábado (17), às 23h15, na TV Brasil. Realizado ao ar livre no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa, o espetáculo reúne obras relevantes dos dois países em uma apresentação dirigida pelo maestro Fabio Mechetti.
No mês de setembro, como parte da celebração do bicentenário da Independência do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais realiza turnê em Portugal e divulga obras consagradas do repertório sinfônico brasileiro. Durante o concerto em Lisboa exibido pelo Partituras, a orquestra interpreta ritmos da cultura brasileira, destacando a variedade de estilos e as influências das nossas raízes na música orquestral feita no país.
Ao longo da atração, o público pode apreciar composições de Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, César Guerra-Peixe, Lorenzo Fernandez e Carlos Gomes, entre outros. O espetáculo conta ainda com a participação de Jean-Louis Steuerman, um dos pianistas brasileiros mais importantes da atualidade.
No programa do concerto estão as músicas: “Hino Nacional Brasileiro” (Manuel da Silva), “Hino da Independência do Brasil” (D. Pedro I), “O Garatuja: Prelúdio” (Alberto Nepomuceno), “Abertura Sinfônica nº 3, op. 21” (Braga Santos), “Congada, Dança Afro-brasileira” (Francisco Mignone), “Batuque” (Lorenzo Fernandez), “Mourão” (César Guerra-Peixe), “O Escravo: Prelúdio e Alvorada” (Carlos Gomes), “O Guarani: Protofonia” (Carlos Gomes), “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu) e “Fosca: Sinfonia” (Carlos Gomes).
Sobre a Filarmônica de Minas Gerais
Com mais de 80 apresentações ao longo do ano e uma programação que contempla importantes obras e compositores de diferentes períodos, a Filarmônica de Minas Gerais tem como diretor artístico e maestro titular Fabio Mechetti.
O grupo apresenta-se regularmente em sua sede, a Sala Minas Gerais, considerada uma das principais salas de concerto da América Latina.
Em setembro de 2022, a Filarmónica celebra os 200 anos da Independência do Brasil com a sua primeira viagem a Portugal, onde apresenta obras consagradas do repertório sinfônico brasileiro e português.
Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular
Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de regente principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática.
Foi residente da Sinfônica de San Diego, titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora regente emérito das duas últimas. Na Sinfônica Nacional de Washington, atuou como regente associado de Mstislav Rostropovich. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia, Itália e Dinamarca.
Sobre o Partituras
Lançado pela TV Brasil em 9 de março de 2014, o programa busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta.
Além das apresentações, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.
Para a nona temporada, a atração reúne concertos especiais em homenagem a compositores consagrados que são referência na música erudita. A produção ainda mescla espetáculos em grandes palcos com recitais para pequenas formações ou mesmo executados por solistas Os episódios também contam com performances de novos talentos da arte nacional e músicos brasileiros de orquestras renomadas.
As apresentações exibidas pela emissora pública na telinha podem ser conferidas semanalmente nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.