Narrado por Bibiana, neste grande épico familiar, ela relembra a trajetória de sua família, desde a sua avó Ana Terra (Cleo Pires), o casamento com o capitão, o nascimento dos filhos e sua viuvez até o final da sua vida. A história ainda tem como pano de fundo a formação do estado do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras.
A minissérie se passa na fictícia cidade de Santa Fé e para a construção da cenografia foram necessários mais de seis meses e cerca de 200 trabalhadores. Quadros de ilustrações dos séculos 18 e 19 serviram de inspiração para a composição do figurino e caracterização da minissérie e objetos típicos da cultura gaúcha, como palas, ponchos e xales, foram encomendados para artesãos do interior do Rio Grande do Sul. Ao longo da gravação, mais de dois mil figurantes participaram da gravação, interpretando indígenas, cavaleiros e habitantes das missões jesuítas.
Com direção de Jayme Monjardim e roteiro de Letícia Wierzchowski, "O Tempo e O Vento" ainda conta com nomes como Paulo Goulart, Rafael Cardoso, José de Abreu, Suzana Pires e Leonardo Medeiros no elenco. No VIVA, a minissérie será exibida aos sábados, a partir das 22h.
“O Tempo e O Vento” no VIVA
Estreia: Sábado, 13 de agosto, a partir das 22h