(Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
Questionado sobre sua atuação no jornalismo nacional, relembra o início: “antes de me formar na faculdade eu fiz um teste. Antes a TV Globo promovia testes para selecionar quem eram os repórteres que iam participar da cobertura jornalística, nas regionais. Tinham 15 inscritos e uma vaga. Pedi pelo amor de Deus para participar, pois ainda não tinha me formado, faltava um mês”. Ele conta que uma história contada por ele o projetou e fala como foi parar no esporte: “2002, três e quatro o Globo Esporte pedia matéria para as praças (do interior) e eu fazia esporte. Gostaram do meu trabalho e perguntaram se eu topava fazer plantão e eu falei “ok”. Fiquei um ano e meio trabalhando sem folga. Só Natal e véspera. Trabalhei muito e furei a fila de uns quatro caras do interior que queriam trabalhar em São Paulo”.
O convidado fala sobre o chamado “Núcleo Neymar”, criado para cobrir especialmente o jogador e conta: “passou a ter em 2017 ou 2018 se não me engano. Era um núcleo para debater as reportagens que seriam feitas com o Neymar, estratégicas. Fiquei sabendo disso depois que marquei uma reportagem com o pai do Neymar. Em 2017 fui para o Allianz Parque tentar encontrar o pai do Neymar. Eu queria passar um dia com o Neymar na Europa para montar uma série para o Globo Esporte e fui atrás do pai do Neymar presencialmente. E eu consegui. Ainda hoje é um furo de reportagem.... O que acontecia é que muitos profissionais tentavam acessa-lo por diversas fontes, então resolveram centralizar esse núcleo e eu não sabia e consegui esse acesso. Quando eu fui falar que conseguimos uma autorização para fazer a reportagem falaram ‘não vamos, porque não temos dinheiro para comprar passagem’. Falei ‘como assim?!’. E (falaram) ‘além disso, você precisa conversar com uma pessoa específica que é o chefe do ‘Núcleo Neymar’. A ironia foi, que, a pessoa que era chefe do ‘Núcleo Neymar’, tinha sido apresentada a ele por mim em 2011, nas quartas de final da Copa América, na Argentina.... Cultura, né, organizacional”.
Apresentando o podcast "Desobediência Produtiva" e tendo lançado recentemente a "Resenha Digital Clube", uma network de canais que reúne perfis dedicados ao tema futebol, Ivan fala ainda sobre seu trabalho como palestrante e os temas que aborda em suas apresentações.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, 00h45.
*os convidados do programa foram testados antes da participação e liberados após resultado negativo para a Covid-19.