Fazenda em Goiás usa técnicas que contribuem para reduzir emissão de gás metano
A TV Brasil leva ao ar neste domingo (21), às 9h, mais uma edição inédita do programa Agro Nacional. Entre outras pautas, a atração da emissora pública revela como o ciclo curto na criação de bovinos pode ajudar o meio ambiente.
Para mostrar a iniciativa, a produção desembarca em uma fazenda em Goiás que investe em técnicas que ajudam a reduzir a emissão de gás metano, auxiliando no combate às mudanças climáticas. O metano é o segundo gás de efeito estufa mais presente na atmosfera, por isso as ações para redução de emissões são importantes.
O episódio deste domingo destaca também como a energia solar vem sendo cada vez mais utilizada no setor agropecuário. Nesta matéria, o programa vai até uma propriedade no Piauí que tem capacidade de gerar 315 kilowatt pico através da captação fotovoltaica.
Ainda durante a edição, o público conhece um estudo chamado MRV - monitoramento, relato e verificação - conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciativa que contribui para a sustentabilidade do nosso planeta, a pesquisa monitora a emissão e sequestro de gases de efeito estufa nas propriedades rurais.
A produção também foi até Dourados, em Mato Grosso do Sul, conferir uma granja de porcos automatizada. O sistema proporciona bem estar aos animais e diminuiu a mortalidade de suínos.
Uma fazenda que tem como trunfo o conhecimento passado de geração em geração é outra pauta apresentada pelo Ago Nacional. Com uma marca que acompanha a família há mais de 100 anos, hoje esta fazenda agropecuária está entre as melhores de Mato Grosso do Sul.
As fazendas Paiaguás, em Mato Grosso, e Água Santa, em Minas Gerais, também são tema de reportagens do programa. A primeira utiliza, na semeadura da soja, a braquiária, uma espécie de capim que está ajudando a aumentar a produtividade na agricultura. A segunda usa, desde 2016, a fertirrigação, uma técnica inovadora que aplica fertilizantes através da água de irrigação.
A edição de domingo mostra ainda algumas curiosidades na plantação de uma fruta deliciosa e exótica, a pitaya. Fruto de cactos epífitos e também conhecida como fruta-do-dragão, o termo pitaya significa fruta escamosa.
E uma iniciativa no Amapá, que tem permitido que crianças e jovens permaneçam na escola e ainda desenvolvam as atividades do campo, também pauta a atração da TV Brasil. É a chamada Escola Família.
Sobre o programa
O Agro Nacional é um programa da TV Brasil produzido em parceria com o Canal Rural. Apresentada por Jaqueline Silva, a atração traz o universo do campo hoje para a telinha. Exibida semanalmente, a série vai ao ar na emissora pública aos domingos às 9h, com reprise aos sábados às 8h.
Em reportagens, entrevistas e quadros variados, a produção aborda temas que envolvem a cultura rural de maneira simples e com linguagem acessível a todos os públicos. A atração exibe matérias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de parceiros como o canal Vale Agrícola e das emissoras afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Com uma perspectiva que abrange as peculiaridades das diferentes regiões do Brasil, o programa discute assuntos diversos como tecnologia 4.0, alimentos orgânicos, economia baseada no agronegócio, gastronomia, sustentabilidade e também aspectos sobre a cultura e a produção agrícola.
O Agro Nacional ainda destaca as agendas dos principais eventos do setor que movimenta milhões de reais no país. A série também mostra os índices e tabelas de preços que regulam o mercado produtor brasileiro.