Data marca realização de festival de música em 13 de julho de 1985
A TV Brasil e as Rádios MEC e Nacional preparam uma programação especial temática para o Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho. A data marca a realização do festival de música Live Aid, que ocorreu em 1985 simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.
No domingo (10), a TV Brasil já entra em clima de rock com o documentário nacional “Sotaque Elétrico”, exibido na faixa Cine Doc, às 23h. Ao fazer uma investigação musical sobre a guitarra brasileira, o filme parte da chegada da viola de machete ao Recôncavo baiano em meados do século XIX.
A produção aborda ainda a revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no Carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual.
Em seguida, à 0h30, o programa Partituras traz um espetáculo da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) com o repertório da banda de rock carioca Los Hermanos. O concerto “Ventura Sinfônico” reúne hits de um dos mais aclamados discos do grupo, como “Cara Estranho”, “O Vencedor”, “Último Romance”, entre outros.
A apresentação integra um conjunto de iniciativas da Opes para popularizar a música clássica e renovar o público do gênero. Nos últimos anos, a orquestra realizou concertos dos mais diversos estilos, do pop ao clássico, passando pelo heavy metal e MPB.
Na quarta-feira (13), ao meio-dia, a Rádio MEC leva ao ar uma programação especial temática. Durante a transmissão, os ouvintes poderão conferir diversos álbuns de rock que ganharam versão sinfônica.
No mesmo dia, às 16h, o programa de música e entretenimento É Tudo Brasil, da Rádio Nacional, tem edição especial sobre o ritmo celebrado. Apresentada por Alê Bastos, Ana Pimenta e Marcelo Ferreira, a produção radiofônica vai apresentar um extenso repertório de rock nacional e entrevista artistas brasileiros do gênero musical.
Sobre o Partituras
Lançado pela TV Brasil em 9 de março de 2014, o programa busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta.
Além das apresentações, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.
Para a nona temporada, a atração reúne apresentações especiais em homenagem a compositores consagrados que são referência na música erudita. A produção ainda mescla concertos em grandes palcos com musicais para pequenas formações ou mesmo executados por solistas os episódios também contam com performances de novos talentos da arte nacional e músicos brasileiros de orquestras renomadas.
Os recitais exibidos pela emissora pública na telinha podem ser conferidos semanalmente nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.