Produção traz repertório para violoncelo e instrumentos de sopro
A edição inédita da nona temporada do programa Partituras apresenta o concerto "O Cello na Música de Câmara" na madrugada de domingo (19) para segunda-feira (20), à 0h30, depois da sessão Cine Nacional. A performance também fica disponível sob demanda no aplicativo TV Brasil Play.
O espetáculo reúne peças com formação de conjunto pouco usuais envolvendo violoncelo e instrumentos de sopro. O grupo de câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica executa composições que têm esse perfil durante a apresentação gravada na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
O violoncelista Marcelo Salles e artistas convidados interpretam repertório de personalidades como o brasileiro Heitor Villa-Lobos e o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Nos intervalos entre as execuções musicais, entrevistas agregam informações sobre o histórico das obras e dos compositores.
Programa do concerto
Para iniciar o recital na telinha da TV Brasil, Fernando Thebaldi (viola), Marcelo Salles (violoncelo) e João Luiz Areias (trombone) executam "Serenata n° 6 para trombone, viola e violoncelo, op. 44" do norte-americano Vincent Persichetti.
A obra de Villa-Lobos ganha destaque com Hugo Pilger (violoncelo) e Marcelo Bomfim (flauta) que reproduzem "Assobio a jato". A composição "Disco-Toccata", do francês Guillaume Connesson, é tema da performance seguinte. Hugo Pilger (violoncelo) volta ao palco acompanhado de Cristiano Alves (clarineta).
Na sequência, a produção conta com Marcelo Salles (violoncelo) e Rodrigo Herculano (oboé) para a interpretação da peça composta pelo português José Guerra Vicente com o título "Divertimento para oboé e violoncelo".
A última composição do repertório é de autoria do austríaco Mozart. O Partituras brinda o público com a execução de Marcelo Salles (violoncelo) e Ariane Petri (fagote) para "sonata para fagote e violoncelo, KV. 292 (196c)".
Sobre o Partituras
Lançado pela TV Brasil em 2014, o programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta. Produções exclusivas, atrações especiais e contribuições das emissoras afiliadas da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) estão no universo de apresentações da nona temporada.
Além das performances, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.
Os recitais exibidos pela emissora pública na telinha semanalmente podem ser conferidos também nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.