Oito personagens diferentes, participantes de um concurso de quadrilhas realizado em Salvador (BA) revelam o dia a dia, a paixão, os desafios, a tradição e a arte envolvidos no universo das competições que marcam os festejos juninos na Bahia e em diversos estados brasileiros. Esse é o enredo que marca a série documentário Bailão, projeto da Todos os Cantos Filmes que conta com seis episódios de 26 minutos de duração cada.
A série, em exibição na TVE Bahia, às quartas-feiras, às 19h, reúne grupos tradicionais da capital e do interior do Estado e aborda, a cada episódio, diferentes temáticas que levantam discussões e revelam detalhes sobre esse universo tão singular. “Bailão apresenta a história das competições de quadrilhas, mostrando como elas evoluíram ao longo do tempo e como se configuram atualmente os principais concursos de quadrilhas”, explica Pola Ribeiro, diretor geral da série.
O primeiro episódio apresenta o universo das quadrilhas juninas da Bahia e das quatro quadrilhas acompanhadas pela série, através dos olhares de oito pessoas que vivenciam intensamente esse contexto. A partir de seus relatos revelam-se toda a paixão que move os quadrilheiros, bem como suas queixas em relação à falta de apoio e o papel cultural e social exercido pelas quadrilhas. No episódio seguinte, o segundo, ambição e coração se enfrentam na quadra do concurso de quadrilhas. De um lado, é possível conhecer o que há por trás da toda poderosa Capelinha do Forró, a partir do relato da diretora da quadrilha, Taís. De outro lado, vê-se a luta dos meninos da Rojão de Ouro para levar a quadrilha para a quadra.
Ousadia e inovação definem os dois personagens do terceiro episódio da série. De um lado, Armani comanda a jovem Imperatriz do Forró; de outro, Serginho, busca superar a si mesmo, saindo da sua zona de conforto com os figurinos da Forró do ABC. Já o quarto episódio é marcado pela juventude e experiência de membros de quadrilhas, e como essas histórias marcam suas vidas.
Apontando para o fim da série, o quinto episódio apresenta quadrilhas de toda a Bahia que se apresentam na quadra do concurso, mas destaca que poucos conhecem o esforço e a entrega dos quadrilheiros, que trabalham por meses para apresentar um trabalho digno. Encerrando o projeto, o último episódio apresenta os campeões e relembra momentos emocionantes vividos pelas quadrilhas baianas ao longo dos dias que marcam o concurso.
Bailão ganha as telas da TVE, tendo sido contemplada no Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.