No último episódio do programa Preto no Branco, desta temporada, Maria Gal recebe a advogada especialista em violência de gênero pela Georgetown University, ex-presidente da Comissão da Mulher e membro do Conselho de Notáveis do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos, Claudia Luna.
O programa vai ao ar nesta quinta-feira (30), às 23h30, com o tema: Privilégio Branco: Como ser antirracista? Claudia, falará sobre as responsabilidades individuais das pessoas brancas na luta contra o racismo.
“Passou da hora das pessoas brancas reconhecerem seus privilégios e responsabilidades raciais e sociais. A gente não pode ignorar que existe uma população de pessoas brancas, pobres e desprovidas de acessos que não tem conhecimento sobre as causas e ações com todo o contexto histórico que o racismo carrega. O primeiro passo para essa porta de mudança é reconhecer enquanto pessoa branca os privilégios atrelados a sua cor de pele é um dos principais movimentos na luta antirracista”, enfatiza Claudia Luna.
Chegando ao fim desta primeira temporada, o projeto Preto no Branco, debateu racismo na TV aberta brasileira, pela primeira vez. Ao longo de 6 episódios abordou temas sobre a necessidade de fomentar a urgência em tratarmos demandas de inclusão e a importância de falar sobre racismo em todas as suas vertentes, seja no mundo corporativo, na publicidade, no esporte, na desigualdade financeira e principalmente na religião.
O programa tem apresentação de Maria Gal e direção de Kelly Castilho, o talk show Preto no Branco, tem todas as quintas-feiras um episódio inédito às 23h30 e reprise todos os domingos às 21h30 no Bandnews Tv. Arte 1 terças às 23h00 e sextas às 17h e no YouTube do UOL.