Programa Preto no Branco, apresentado por Maria Gal, coloca em pauta o racismo na publicidade brasileira
No penúltimo episódio do programa Preto no Branco desta quinta-feira (22/06), Maria Gal recebe a diretora criativa e vice-presidente do Clube de Criação, Gabriela Moura, e o fundador da agência Gana, Felipe Silva. Os convidados falaram sobre o racismo dentro da publicidade.
O setor da publicidade é um propulsor de determinados estereótipos e preconceitos enraizados a anos em nossa sociedade sejam eles nos anúncios de TV, nas propagandas, nas embalagens de determinados produtos e principalmente nas vitrines.
“O racismo também se apresenta na falta de representatividade negra e no apagamento de 56% da população brasileira. Hoje, temos a Chapa Preta que assumiu o comando do Clube de Criação com uma equipe 100% formada por profissionais negros que busca trazer esses pontos de atenção para a representação negra dentro da publicidade”, afirma Gabriela Moura, vice-presidente do Clube de Criação.
Um dos grandes diferenciais da agência Gana, fundada pelo empresário Felipe Silva é trazer profissionais negros para atuarem na linha de frente da agência.
“No começo quando pensei em criar a agência meu objetivo era dar destaque para esses profissionais. Mesmo assim, o mercado tem receio em se conectar com agências e produtores que visam causas sociais”, enfatiza Felipe Silva, fundador da agência Gana.
Esse será o penúltimo episódio da primeira temporada do Preto no Branco que trouxe para a televisão pautas sobre a necessidade de fomentar a conscientização da população e a urgência em tratarmos demandas de inclusão e diversidade na sociedade.
O programa tem apresentação de Maria Gal e direção de Kelly Castilho, o talk show Preto no Branco, tem todas as quintas-feiras um episódio inédito às 23h30 e reprise todos os domingos às 21h30 no Bandnews Tv. Arte 1 terças às 23h00 e sextas às 17h e no YouTube do UOL.