Da Turquia às Filipinas, “Jornadas Culinárias” revela segredos de pratos típicos

Foto: Divulgação

René Redzepi aprende a fazer baklava e Margarita Forés conhece o ingrediente chave do kinilaw


O “Jornadas Culinárias” deste sábado, 04 de junho (21h45), apresenta dois chefs com trajetórias muito diferentes e dois destinos bastante peculiares: Istambul, na Turquia, e Negros, nas Filipinas.

O renomado chef René Redzepi, do restaurante Noma, em Copenhague, na Dinamarca, vai à Turquia em busca das origens de um doce de sua infância: o baklava. Feito com massa filo, tem como recheio a mistura cremosa de leite de cabra, semolina e pistache. E, assim, Redzepi conhece toda a tradição que envolve a massa super delicada e descobre os segredos para elaborar essa receita milenar.

Nas Filipinas, a chef Margarita Forés sai da capital Manila rumo à ilha Negros para mergulhar na cultura do açúcar, que ajudou a definir a tradição culinária do país. A ilha é responsável por produzir cerca de 70% do açúcar consumido nas Filipinas e os engenhos e usinas fazem parte da paisagem e das atividades econômicas locais. Mas nem só de doces vive a culinária de Negros: uma reserva ecológica ajuda a cultivar um item essencial para o kinilaw, versão filipina do ceviche latino-americano. E Forés está lá para mostrar todos os passos desse cultivo.


A série internacional “Jornadas Culinárias" é exibida aos sábados (21h45), pela CNN Brasil.

Da Turquia às Filipinas, “Jornadas Culinárias” revela segredos de pratos típicos Da Turquia às Filipinas, “Jornadas Culinárias” revela segredos de pratos típicos Reviewed by Pablo on junho 02, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.