O episódio relembra as décadas obscuras do bairro de Nova York
O destino de Anthony Bourdain neste domingo, 12 de junho (18h45), é sua própria casa: o Lower East Side em Nova York, ao sul de Manhattan, pertinho da ponte do Brooklyn e vizinho de áreas nobres como Wall Street e o sofisticado Tribeca. Embora seja um bairro originalmente de imigrantes, não escapou da gentrificação (processo urbano que expulsa moradores mais pobres para a periferia e atrai classes mais altas para áreas centrais). Por isso, Bourdain vai atrás de um outro Lower East Side, especificamente o dos anos 1970 e 1980, quando a região viveu um período obscuro, envolvendo drogas, pobreza e altas taxas de criminalidade.
Ele explica que, quando um bairro se torna o que ninguém quer, os preços caem e para lá vai todo tipo de gente com pouco dinheiro, incluindo artistas, músicos, punks e até o próprio chef norte-americano. O programa "Anthony Bourdain -Lugares desconhecidos” relembra que um dos bairros mais antigos da cidade tinha como moradores Richard Hell, Iggy Pop, Johnny Thunders, Blondie, Ramones, entre outras personalidades que ficaram famosas. E que lá ficava o lendário CBGB, clube que é praticamente o berço do punk-rock.
É por esse Lower East Side que Bourdain transita, recuperando as histórias de quem não tinha o que comer e agora se senta à mesa com ele para degustar polvo. Um período de aparente decadência que inspirou a moda, a música, o cinema e a arte.
“Anthony Bourdain - Lugares Desconhecidos” vai ao ar no domingo, às 18h45.