Anthony Bourdain vai para casa, no Lower East Side

Foto: Divulgação

O episódio relembra as décadas obscuras do bairro de Nova York


O destino de Anthony Bourdain neste  domingo, 12 de junho (18h45), é  sua própria casa: o Lower East Side em Nova York, ao sul de Manhattan, pertinho da ponte do Brooklyn e vizinho de áreas nobres como Wall Street e o sofisticado Tribeca. Embora seja um bairro originalmente de imigrantes, não escapou da gentrificação (processo urbano que expulsa moradores mais pobres para a periferia e atrai classes mais altas para áreas centrais). Por isso, Bourdain vai atrás de um outro Lower East Side, especificamente o dos anos 1970 e 1980, quando a região viveu um período obscuro, envolvendo drogas, pobreza e altas taxas de criminalidade.

Ele explica que, quando um bairro se torna o que ninguém quer, os preços caem e para lá vai todo tipo de gente com pouco dinheiro, incluindo artistas, músicos, punks e até  o próprio chef norte-americano. O programa "Anthony Bourdain -Lugares desconhecidos” relembra que um dos bairros mais antigos da cidade tinha como moradores Richard Hell, Iggy Pop, Johnny Thunders, Blondie, Ramones, entre outras personalidades que ficaram famosas. E que lá ficava o lendário CBGB, clube que é praticamente o berço do punk-rock.

É por esse Lower East Side que Bourdain transita, recuperando as histórias de quem não tinha o que comer e agora se senta à mesa com ele para degustar polvo. Um período de aparente decadência que inspirou a moda, a música, o cinema e a arte.


“Anthony Bourdain -  Lugares Desconhecidos” vai ao ar no domingo, às 18h45.

Anthony Bourdain vai para casa, no Lower East Side Anthony Bourdain vai para casa, no Lower East Side Reviewed by Pablo on junho 09, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.