A Deputada Estadual Erica Malunguinho e o Babalorixá Júlio César de Andrade são os convidados desta semana de Preto no Branco
Crédito: Reprodução
No programa Preto no Branco desta quinta-feira (09/06), Maria Gal recebe a educadora e Deputada Estadual de São Paulo, Érica Malunguinho e o Babalorixá e ativista do serviço social Júlio César de Andrade, para falar sobre racismo e intolerância religiosa.
Com seis episódios nesta primeira temporada, o Preto no Branco tem como proposta ampliar a discussão sobre pautas raciais na televisão e fomentar a conscientização da população sobre a urgência em tratarmos demandas de inclusão e diversidade na sociedade. Serão abordados ao longo dos episódios temas como: racismo e finanças, intolerância religiosa, racismo no esporte, racismo na publicidade e privilégio branco.
É notável que o racismo se encontra em todas as vertentes de nossa sociedade, mas quando esse preconceito reflete na intolerância de crença ou fé com base no preconceito e na tentativa de excluir uma era de escravidão e de resistência ao povo negro no Brasil.
“As religiões afro brasileiras sempre foram perseguidas, a macumba sempre foi utilizada de modo pejorativo, quando se refere à religião. Ao mesmo tempo que as religiões de matriz africana são ao longo dos anos criminalizadas e perseguidas, seus símbolos acabam se transformando em parte da nossa cultura”, afirma Erica Malunguinho.
O Babalorixá Júlio César também destacou a importância dessas religiões serem parte de um ato político. "A religião de matriz africana é sem dúvida, um ato político em seu sentido histórico. Entender que o racismo religioso existe é o primeiro passo para termos uma debate centralizado e coerente sobre essas questões”, concluiu.
Com apresentação de Maria Gal e direção de Kelly Castilho, o talk show Preto no Branco, tem todas as quintas-feiras um episódio inédito às 23h30 e reprise todos os domingos às 21h30 no Bandnews Tv. Arte 1 terças às 23:00 e sextas às 17 hs e no YouTube do UOL.