Produção mapeia espécies e acompanha pesquisadores em reserva natural
O oitavo e último programa inédito do seriado Mata Viva - Ciência e Aventura na Mata Atlântica é apresentado pela TV Brasil neste sábado (28), às 12h15. A produção nacional revela o trabalho de pesquisadores na reserva Legado das Águas, no estado de São Paulo, para conservar a fauna e a flora. O conteúdo está disponível gratuitamente para assistir sob demanda no app TV Brasil Play.
Na expedição final, a série documental traça um panorama sobre as principais aventuras da temporada. A edição ainda recupera imagens curiosas das descobertas científicas mais surpreendentes realizadas pelas equipes na floresta.
Ainda neste episódio, a produção acompanha as minuciosas capturas do fotógrafo Luciano Candisani. Com expertise, ele mergulha em uma antiga pedreira alagada. O profissional está à procura de registros únicos de vidas subaquáticas.
O seriado também mostra os desafios enfrentados pelo biólogo Luciano Zandoná com o botânico Miguel Flores. Os pesquisadores decidiram pernoitar na Mata Atlântica para seguirem catalogando novas espécies de orquídeas.
Sobre a produção
Pesquisa, aventura, animais em seu habitat natural e desafios extremos são o mote do seriado documental Mata Viva - Ciência e Aventura na Mata Atlântica. Em oito episódios, a produção nacional da Crioula Câmera acompanha o trabalho de diversos pesquisadores que se aventuram na floresta em busca de descobertas científicas.
Dirigida por João Daniel Donadeli, a série apresenta histórias e personagens reais, em expedições mata adentro repletas de desafios e surpresas. São biólogos, primatólogos, cientistas, botânicos, fotógrafos, entre outros profissionais, cada um com um objetivo diferente, mas que têm em comum o interesse pelo desconhecido, pela ciência e pela conservação da fauna e da flora brasileiras.
Com o espírito de guardiões da natureza, os pesquisadores exploram o chamado Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Localizada entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, a menos de duas horas da cidade de São Paulo, a reserva conta com uma área de mais de 31 mil hectares de mata preservada. Nos últimos anos, o Legado das Águas transformou-se em um importante local para estudo e conservação da biodiversidade, além de uma área dedicada à educação ambiental.