Pular para o conteúdo principal

Segunda temporada da série “Um Take, Um Som” estreia em maio ao canal Music Box Brazil

Na foto, Letrux em entrevista concedida à série, em seu apartamento no Rio de Janeiro. Crédito: Divulgação

A segunda temporada da série documental “Um Take, Um Som”, idealizada e dirigida por Glauco Neves, chega dia 1 de junho ao canal Music Box BrazilDisponível nas principais operadoras de TV por assinatura, o Music Box Brazil pode ser acessado também – em formato linear – através da plataforma de streaming Box Brazil Play, dedicada exclusivamente ao conteúdo nacional.

Em “Um Take, Um Som”, Neves conversa com talentosos compositores e compositoras brasileiras, buscando desvendar suas relações com a música e as particularidades de seus processos criativos. Na segunda temporada, a série visita artistas de Salvador, Belém, Abaetetuba, Porto Alegre, Pelotas e Rio de Janeiro.

“Um Take, Um Som” é uma série que tem como objetivo captar o artista de forma mais intimista, na busca da essência da sua poesia. Quando criei a série, pensei em gravar compositores e compositoras que talvez ninguém tivesse gravado ou ouvido ainda, e que eu gostaria que todos conhecessem. É uma série que quer mostrar a música brasileira que está acontecendo no país, mas também o que está acontecendo e ninguém ainda ouviu falar”, afirmou o diretor Glauco Neves.

Confira abaixo os artistas entrevistados e as sinopses dos episódios:


Episódio 1: Letrux + Hiran

Letícia Novaes, a Letrux, cantora e compositora carioca, revela um pouco dos seus primeiros contatos com a composição e as artistas que foram sua inspiração. Canta a primeira música que compôs, na casa da avó no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro.

Hiran, compositor e rapper de Alagoinhas-BA, passeia pelo bairro do Santo Antônio, em Salvador, contando sobre sua aproximação com a música desde a infância, o apoio da mãe e a conquista de seu pertencimento no rap e na música brasileira.


Episódio 2: Lariza + Leo Cavalcanti

Lariza, mulher pássara vinda do sudoeste do Pará, entre Marabá e Bom Jesus do Tocantins, conversa sobre a influência de suas raízes e da espiritualidade na sua música, enquanto passa um café e canta no quintal de sua casa em Belém.

Leo Cavalcanti, cantor e compositor paulistano radicado em Salvador, abre as portas de sua casa e pisa na areia e no mar da praia do Buracão, no bairro do Rio Vermelho, para contar um pouco do que lhe move na criação artística.


Episódio 3: Ju Moraes + Juliano Guerra

Ju Moraes, cantora, compositora e produtora soteropolitana, abre as portas de sua casa, com vista e acesso privilegiado para a Baía de Todos os Santos, e conversa sobre seu orgulho por fazer o que chama de Música Popular da Bahia.

O cantor e compositor gaúcho Juliano Guerra abre as portas de sua casa e passeia pelo bairro e pela praia de Laranjal, em Pelotas-RS, falando sobre seu interesse profundo pela canção brasileira e seu trabalho de composição enlaçado nesse formato.


Episódio 4: Dona Onete + Três Marias

Cantora e compositora revolucionária, Dona Onete visita a Estação das Docas, em Belém, acompanhada dos músicos Pio Lobato e JP Cavalcante, e conversa sobre sua trajetória, os muitos ritmos paraenses e a influência de tudo isso na sua criação autoral.

Dêssa Ferreira e Gutcha Ramil, representando o projeto Três Marias, abrem as portas da sua casa e passeiam pelo bairro de Santo Antônio, em Porto Alegre, conversando sobre a importância das investigações musicais e das viagens pelo país nas suas composições.


Episódio 5: Negra Jaque + Rodrigo Damati

Negra Jaque é rapper, compositora e pedagoga. Seu trabalho, tanto artístico quanto na área de educação, passa fortemente por temas como feminismo, movimento negro e cultura hip hop. Jaque conversa sobre isso enquanto passeia pelas ruas de seu bairro, o Morro da Cruz, periferia de Porto Alegre.

Rodrigo Damati é um músico e compositor nascido no Rio Grande do Sul mas que foi morar em Salvador ainda criança. Em 2018 lançou “Rabo Alto”, disco solo em dois volumes e, nesse episódio, passeia pelas ruas de Salvador conversando sobre sua relação com o violão, as influências dentro da família e o rock baiano.


Episódio 6: Ana Frango Elétrico + Vagner Cunha

Ana Frango Elétrico, cantora e compositora carioca, fala sobre as influências de sua geração, sobre o desejo de fugir do lugar de cantora-intérprete tão tradicional na música brasileira, enquanto passeia pelo seu bairro no Rio de Janeiro.

Vagner Cunha, compositor e arranjador porto-alegrense, com inúmeros trabalhos para orquestras e trilhas de teatro e audiovisual, improvisa uma composição em seu apartamento, com as paredes quase totalmente cobertas por quadros, e conversa sobre seu interesse pela fluidez entre música popular e erudita.


Episódio 7: Lazzo Matumbi + Pepeco Josan

Lazzo Matumbi, compositor, ativista e uma das vozes mais marcantes e elogiadas da música brasileira, passeia pelo bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e fala sobre a importância de sua mãe e do seu início como percussionista na sua musicalidade.

O compositor Pepeco Josan, cantor da banda “Dois na Janela”, faz a travessia de Belém até Abaetetuba, sua cidade natal, no Pará, enquanto conversa sobre arte como espiritualidade e sobre sua evolução como compositor desde os primeiros projetos, ainda adolescente.


Episódio 8: André Moska e Thalia Sarmanho + Enio

André Moska e Thalia Sarmanho, dois cantores e compositores de Belém, se reúnem para cantar e falar de como se deu esse encontro, o desejo de criar juntos e de se apresentar pelas ruas da cidade, além da espiritualidade envolvida na expressão artística dos dois.

Enio, compositor, guitarrista, produtor musical e cantor paulistano radicado em Salvador, abre as portas de sua casa e fala sobre as influências do axé e do metal no início de sua carreira, de suas experimentações sonoras e como isso desemboca no seu trabalho autoral.


Episódio 9: Clariana + Nelson Ângelo

Clariana é uma cantora e compositora baiana, que abre sua casa e também pisa na areia, enquanto conversa sobre o berço artístico na sua própria família, seus questionamentos sobre o lugar da composição em sua carreira e sua relação com o mar e com a cidade de Salvador.

Nelson Ângelo, violonista, guitarrista, cantor e compositor mineiro, da Zona da Mata, um dos fundadores do Clube da Esquina, vai até o Parque Lage e fala sobre o começo da sua relação com a música, sua sensação de pertencimento no Rio, onde mora há muitos anos, e sobre as amizades e parcerias ao longo da sua trajetória.


Episódio 10: Aline Falcão + Chico Chico

Aline Falcão, musicista, cantora e compositora de formação erudita, abre a casa dos pais, onde cresceu, na Barra, em Salvador, e fala sobre as influências da música popular dentro de casa, com os pais e a avó. Enquanto revisita memórias, apresenta sua versatilidade na composição instrumental e no formato canção.

Chico Chico, cantor e compositor carioca, morador de Santa Teresa, passeia e conversa sobre sua relação com o bairro, sobre a composição ter começado na sua vida como um expurgo e como o violão é uma ferramenta que lhe ajuda a resolver o que escreve.


SERVIÇO

Série documental “Um Take, Um Som”

Estreia dia 1 de junho, às 21:15

Reprises Quintas, às 9h20 e 9h50, segundas, às 18h55 e 19h25, terças 06h55 e 07h25.

Episódios 10

Duração: 30 minutos por episódio

Classificação indicativa: Livre

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Estrela da Casa - Os próximos passos e música do finalista Matheus Torres

Foto: Globo/Manoella Mello Matheus Torres entrou no 'Estrela da Casa' com uma perspectiva sobre si mesmo que mudou durante a competição. Achava que o perfil de artista que construiu ao longo de dez anos de carreira, antes do programa, era o único que conseguiria entregar ao público. Quando se deparou, no  reality , com tudo que poderia fazer em cima dos palcos e com a possibilidade de cantar para pessoas que estão na plateia para ver sua apresentação, teve medo. No lugar de paralisar, escolheu alimentar a faísca do que chama de seu "eu artista romântico", aquele que pode se conectar com quem o assiste. Acredita que essa entrega tenha sido correspondida pelo público, que o salvou nas votações de três Duelos e três Batalhas. "É uma honra muito grande saber que não só na final o Brasil me pegou no colo e me colocou no jogo, mas também nos três Duelos e nas três Batalhas que enfrentei. Saber que, aqui fora, tanta gente torcia por mim, tanta gente queria v

Estrela da Casa - Os próximos passos e música da finalista Unna X

Foto: Globo/Manoella Mello A ficha de Unna X ainda não caiu. Depois de se consagrar como terceira colocada na temporada de estreia do ‘Estrela da Casa’, na noite desta terça-feira (1), a cantora ainda está assimilando tudo o que aconteceu. “Os sonhos realmente se tornam realidade. As oportunidades vão vir. Até um dia desse eu estava fazendo faxina, agora do nada eu estou na Globo. Que doideira! Até agora não acredito”, conta. Representante do pop na competição, Unna viveu todas as experiências do  reality : encarou Duelo, Batalha, foi Estrela da Semana, Dono do Palco, Hitmaker... ainda se apaixonou e fez amizades que quer levar para a vida. Na entrevista abaixo, a cantora, que nasceu nos Estados Unidos, relembra tudo o que passou na competição, enumera os aprendizados que vai levar para a carreira e a vida, e conta como quer ser recebida pelo mercado musical daqui para frente. Você foi uma das finalistas do ‘Estrela da Casa’. Qual é o sentimento de ter chegado até aqui? É s

Lifetime Movies estreia a minissérie Dawn, baseada em romances da autora V.C. Andrews

Promo:  https://aeole.app.box.com/s/wyqimq4ie7alnzeebg3pv61nyfatq14h Inspirada na saga de romances  Dawn Cutler  da autora bestseller V.C. Andrews,  Dawn , a nova minissérie do  Lifetime , estreia neste fim de semana com dois capítulos inéditos. O canal exibe com exclusividade os filmes e séries inspirados em obras de Virginia Cleo Andrews, como  O Jardim dos Esquecidos  e a  Saga Landry , entre outros dramas familiares repletos de segredos e amores proibidos. Dawn  tem quatro episódios, e cada um deles se concentra em um dos romances  Dawn Cutler  de Andrews:  Capítulo Um: Descobrindo a Verdade ,  Capítulo Dois: Segredos Revelados ,  Capítulo Três: A Filha do Crepúsculo  e  Capítulo Quatro: Um Novo Começo . A trama investiga as histórias sombrias e distorcidas das famílias Cutler, Booth e Longchamp. Na trama, Brec Bassinger ( Stargirl ) assume o papel príncipal como Dawn Longchamp e será acompanhada pela vencedora do Emmy, Donna Mills ( Não! Não Olhe !) como Lillian Cutler

Confira a programação da TV Globo entre os dias 28 de setembro a 04 de outubro

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 28/09/2024 04:10 Corujão I - Central do Brasil 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 13:00 Horário Político 13:10 Praça TV - 1ª Edição 13:20 Globo Esporte 13:40 Jornal Hoje 14:20 Edição Especial - Cabocla 14:45 Sessão de Sábado - Garfield: O Filme 16:20 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Horário Político 2024 20:40 Jornal Nacional 21:30 Mania de Você 22:40 Estrela da Casa 23:20 Altas Horas 01:10 Faixa Combate - Jungle Fight 01:55 Supercine - Cinquenta Tons de Liberdade 03:30 Família é Tudo Domingo, 29/09/2024 04:15 Corujão I - A Corrente do Bem 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empresa

Confira a programação da Record entre os dias 23 a 29 de setembro

Foto: Reprodução/Internet 23.09.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 APOCALIPSE 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H50 JORNAL DA RECORD 20H30 HORÁRIO POLÍTICO 20H40 JORNAL DA RECORD 21H00 FORÇA DE MULHER 21H45 GÊNESIS 22H30 A FAZENDA 23H45 CHICAGO MED: ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA 00H30 BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 24.09.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 APOCALIPSE 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLET